Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » GRUPO ZACARASARTES DE TEATRO, DA CIDADE DE SÃO VICENTE FÉRRER, ESTREIA SEU PRIMEIRO TRABALHO "O CÉU E O INFERNO DE LAMPIÃO"


folha limoeiro 22:15:00 0

O nome do grupo é uma homenagem ao ator e diretor Zácaras Garcia (in memoriam), aquém o grupo também dedica o primeiro espetáculo.

O GRUPO ZACARASARTES DE TEATRO é uma célula teatral muito nova, formada em novembro de 2015, a partir de um curso de iniciação teatral com duração de 120 horas aula. Promovido pela Prefeitura de São Vicente Férrer, através da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura e Inclusão. O nome ZACARASARTES, é uma linda homenagem daqueles alunos, ao ator, diretor, ex-presidente da FETEAPE, e que nos últimos anos exercia a função de Assessor de Gestão da Secretaria de Cultura e Juventude e também de Produtor na Companhia de Eventos Lionarte, ambas em Limoeiro/PE, Zacaras Garcia (Zacarias Gouveia de Lima), que no ano de 2015 nos deixou, mas que antes disso, plantou a semente que fez germinar o curso na cidade de São Vicente Férrer, com o apoio de Kleber Camelo e Ulisses Nogueira.
Com direção de Ulisses Nogueira, ator, diretor e dançarino com vasta experiência no mundo do teatro, da dança e do circo, e responsável pela coordenação do curso/oficina,o espetáculo "O CÉU E O INFERNO DE LAMPIÃO" é a primeira experiência teatral pública do grupo. Contudo, a montagem é acima de tudo um poema de cordel que ganhou som, movimento e vida, pintado com as cores fortes do circo de rua e do teatro mambembe. Saído dos folhetos de feira, a estória conta as facetas da complexidade humana através da figura do cangaceiro/mito: Lampião. Numa mistura de ritmo, paixão, violência e romance, o fio que emenda esses retalhos é a cadência da poesia rimada. A figura de Lampião mais uma vez ganha contornos de uma valentia ilimitada, fazendo-o capaz de colocar Deus e o diabo na gangorra da dúvida. Essa proeza que a imaginação do poeta popular é capaz de fazer, em exagerar a nossa própria valentia, pode ser vista como uma rica forma de sintetizar e reafirmar que todas as nossas lutas, conflitos, desafios e injustiças sempre foram enfrentadas com uma coragem sobre humana capaz de atravessar as porteiras entre a vida e a morte, entre o céu e o inferno.
Com estreia marcada para o próximo dia 30 de abril de 2016 (sábado), na Praça Pedro Pereira Guedes, na cidade de São Vicente Férrer, a partir das 20h, a dramaturgia do espetáculo foi um presente da Doutora em Mitologia Grega, Sandra Luna, professora e pesquisadora do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba UFPB. Os figurinos são de responsabilidades de Kleber Camelo, que a partir de vasta pesquisa no universo do cangaço e do teatro mambembe, os figurinos ganham a marca do exagero. Em conversa com o figurinista, Kléber ressalta. “Todo figurino e material de cena foram confeccionados a partir da reciclagem, reutilização e das doações de roupas e adereços. Todo o grupo participou da confecção dos figurinos, através de oficina”

Então não perca tempo e se programe para prestigiar "O Céu e o Inferno de Lampião" no próximo sábado, 30 de abril, as 20h na Praça Pedro Pereira Guedes, na cidade de São Vicente Férrer. Nos vemos lá.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga