Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » Solenidade formaliza promoção de 696 oficiais e praças da Polícia Militar e Bombeiros Militar


folha limoeiro 20:19:00 0


Ato dialoga com a política do Governo de Pernambuco de valorização dos profissionais da segurança 

O compromisso do Governo de Pernambuco com a valorização dos profissionais que atuam na segurança pública do Estado foi reforçado, nesta quarta-feira (20.04), durante solenidade de aposição de insígnias e divisas a oficiais e praças da Polícia Militar e Bombeiros Militar, no Centro de Convenções, em Olinda. Comandada pelo governador Paulo Câmara, a cerimônia ratificou a promoção de 696 homens e mulheres das duas corporações. Desse total, 538 são policiais e 158 são bombeiros, que subiram de graduação e de posto em março deste ano. 

"As promoções são ferramentas que nós utilizamos para valorizar aqueles que se destacaram, ao longo do último exercício, na busca por resultados e por um Estado mais seguro. É sempre bom, a partir de cerimônias como essa, a gente agradecer todo o esforço que eles estão tendo", explicou Paulo, afirmando ainda: "Sei que temos muita coisa a fazer, muitos debates a enfrentar e ações que precisam ser corrigidas rapidamente. Mas sei também que, dentro de um quadro tão duro, o que nós fizemos no ano passado e o que estamos buscando manter em 2016 dialoga com a valorização das tropas e das corporações", destacou Paulo. 

Desde  janeiro de 2015, o Governo de Pernambuco tem investido na segurança pública através da valorização do servidor. Em abril do ano passado, o Estado promoveu a maior promoção da história da PM e dos Bombeiros. Na ocasião, subiram de graduação e posto 5.485 militares, entre praças e oficiais. Além disso, o governador Paulo Câmara também convocou 1.117 policiais aprovados no concurso realizado no ano de 2009. 

Ainda no âmbito da reposição do efetivo, a administração estadual lançou, este ano, concurso público para preencher cargos permanentes nas Polícias Militar, Civil e Científica. Serão 1,5 mil vagas para soldado da PM, 650 para delegados, escrivães e agentes da Civil, e 316 para médicos, peritos e auxiliares na Científica. Mesmo diante da crise econômica nacional, o Estado assegurou que os profissionais selecionados começam a trabalhar já no próximo ano.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manuel Cunha, destacou medidas que elevaram a autoestima da corporação. "A Defesa Civil do Estado hoje é chefiada por oficiais e praças do Corpo de Bombeiros. Isso só foi possível devido à inclusão de nossos agentes no quadro da Casa Militar do Estado", frisou Cunha. "Os compromissos foram mantidos mesmo diante desse ano que já começou difícil", completou.

Em concordância com as palavras de Cunha, o comandante-geral da PM, coronel Carlos D' Albuquerque, ressaltou que as melhorias na corporação foram intensificadas ainda na gestão do ex-governador Eduardo Campos. "Nós temos que ter esse sentimento de gratidão por um governo que soube compreender as necessidades da tropa", sublinhou D' Albuquerque. "A promoção, dentro desse processo de meritocracia, é um contraponto ao trabalho de vocês (policiais e bombeiros) na condução da segurança pública do Estado", completou o coronel. 

Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os ajustes feitos no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e a convocação de novos servidores funcionam como mais um incentivo para o profissional da segurança. “A promoção traz novas responsabilidades e nós vamos caminhar juntos nessa jornada que exige dedicação das corporações. O Governo do Estado se esforça para manter os compromissos e nós temos que corresponder a essa confiança", afirmou o auxiliar do governador.

Participaram do ato o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Carlos Guerra; o chefe da Polícia Civil, delegado Antônio Barros; a gerente-geral da Polícia Científica, Sandra Santos; o subcomandante da Polícia Militar, coronel Adalberto Freitas; o subcomandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Telles; o subchefe da Polícia Civil, Luiz Andrey; o secretário executivo de Gestão Integrada da SDS, Enéias Leite; e o chefe da Casa Militar do Estado, coronel Eduardo Pereira.

PACTO PELA VIDA - Na solenidade, Paulo Câmara reiterou ainda a importância de fortalecer o Pacto pela Vida e de oferecer condições para elevar o trabalho do efetivo. "Todos nós que atuamos com as políticas preventivas sabemos da importância que o programa teve nos últimos anos para Pernambuco. Nos últimos 10 anos, Pernambuco foi um dos únicos Estados que apresentaram uma diminuição do número de homicídios. E isso não pode ser esquecido. Tem que ser fortalecido. Apesar das dificuldades que tivemos em 2014 e 2015, não vamos nunca descansar para melhorar esses indicativos", garantiu Câmara.

Paulo afirmou que para que Pernambuco volte a ser um ponto fora da curva no quesito segurança pública, será necessário um esforço em conjunto. "Eu quero deixar uma mensagem de reconhecimento do trabalho executado por vocês. Mas também uma mensagem da necessidade de continuarmos juntos na busca pela melhoria dos resultados da segurança pública", conclamou. O gestor pontuou que cada profissional tem o seu papel no combate à violência e que o Estado vai oferecer todo o respaldo que for preciso. "A sociedade confia em nós, e tem também a compreensão do momento que estamos vivendo", finalizou Câmara.

Fotos: Aluisio Moreira/Sei

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga