Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » Descaso faz de Dois Irmãos parque inadequado para animais e vistantes


folha limoeiro 22:37:00 0

A situação do Parque Dois Irmãos e dos 600 animais que habitam o espaço foi alvo de inspeção realizada hoje pelo deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa; Júnior Viana, fundador da ONG Mascote de Rua, e pelo veterinário Marcelo Vila Nova. O parque é objeto de ação civil pública do Ministério Público de Pernambuco, desde fevereiro de 2015, por causa da deficiência da infraestrutura e das condições inadequadas oferecidas aos animais.

De acordo com Silvio, a situação do Dois Irmãos preocupa tanto em relação aos animais quanto aos visitantes. “Encontramos grades deterioradas, corrimãos enferrujados, reformas de jaulas paralisadas. É preciso que se tenha um mínimo de condições para que um equipamento como este continue funcionando”, avaliou.  Silvio é autor do projeto de lei 748/2016 que propõe a criação do Conselho Pernambucano de Bem Estar Animal

O deputado destacou o espaço inadequado dos recintos onde estão alojados os animais. “As jaulas dos felinos, por exemplo, são muita pequenas para o porte dos animais. A situação dos tigres foi a que mais chamou a atenção, por serem dois animais dividindo o mesmo recinto que mal deveria abrigar um”, criticou.

A questão do espaço inadequado foi reforçada pelo veterinário Marcelo Vila Nova. “Muitos animais apresentam sinais de estresse, caminhando de um lado para o outro, como é o caso dos felinos, dos ursos e do babuíno. Também chamou a atenção a grande quantidade de entulhos dentro e próximo aos recintos, o que termina atraindo insetos e roedores”, avaliou.

Para Júnior Viana, da ONG Mascote de Rua, o Governo do Estado não dá à devida atenção aos direitos dos animais. “Governo do Estado e Prefeitura do Recife não dão atenção aos animais. Aqui, o Estado deixa Dois Irmãos chegar a esta situação. Já no Recife, a Prefeitura cria uma secretaria (Direitos Animais) que não cumpre o seu papel”, criticou.

Silvio reforça a necessidade de as promessas das gestões do PSB à frente da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado não ficarem apenas no papel. “No Recife, Geraldo Júlio prometeu construir um hospital veterinário no Cordeiro, mas até hoje, último ano da gestão, a área não passa de um terreno baldio. No Estado, a promessa de requalificação do Dois Irmãos vem desde o final da gestão Eduardo Campos, mas o que vemos são obras e reformas nitidamente paralisadas”, destacou o deputado, acrescentando que vai procurar o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Ricardo Coelho, para discutir a situação do horto.

VETERINÁRIOS
Depois da visita ao zoo, o deputado teve encontro com o Sindicato dos Veterinários de Pernambuco. No encontro, a presidente do sindicato, Elisa Araújo, o grande desafio dos veterinários do Estado é a remuneração. “O Governo do Estado não respeita o piso nacional da categoria, equivalente hoje a seis salários mínimos, pagando apenas R$ 1.260. Inferior, inclusive, ao salário pago pelo Recife”, relatou.  Silvio se comprometeu a levar o debate à Assembleia Legislativa e cobrar, do Governo do Estado , a adoção do piso, assim como a realização do concurso para a contratação de profissionais.




«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga