Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » Governo assina contrato com empresa criadora de plataformas tecnológicas


folha limoeiro 21:45:00 0

Parceria busca criação de alternativas tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento econômico do Estado

Em uma solenidade no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o governador Paulo Câmara liberou, nesta terça-feira (07.06), R$ 1,5 milhão para a contratação de uma consultoria, que vai maximizar as potencialidades na produtividade das empresas do setor econômico do Estado. A intenção desse investimento é garantir o aumento da competitividade do mercado local, através do uso de tecnologia e inovação. O trabalho será executado, em um período de seis meses, pelo Centro Suíço para Eletrônica e Microtecnologia (CSEM) Brasil, instituição de estudos aplicados, que atua no desenvolvimento de soluções com caráter científico. Neste ato, o gestor assinou o contrato com a entidade e a ordem de serviço para o início imediato das atividades.

Na avaliação de Paulo Câmara, a consultoria vai fortalecer a crença na inovação e no avanço da economia criativa e do conhecimento. "Nós estamos, com certeza, contribuindo para o desenvolvimento do Estado e região, e também colaborando para avançar nos desafios dos tempos atuais", pontuou o governador, ressaltando que a pauta é necessária e estratégica para Pernambuco. "Essa agenda veio para ficar, para avançar em diversas áreas e nos tornar mais produtivos, independentes e conectados com o futuro. Desta forma, vamos melhorar a vida do povo com ações que envolvam indústrias, empresas, universidades e a sociedade civil", completou o governador pernambucano.

Na prática, a CSEM Brasil vai utilizar sua expertise para apresentar soluções inovadoras na estrutura econômica do Estado. Para o desenvolvimento de novas plataformas, a entidade vai contar com o apoio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), do Complexo Industrial Portuário de Suape e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). O estudo realizado pelo Centro Suíço fortalecerá a base produtiva local.

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, a consultoria vai inspirar políticas públicas. "Esse estudo do CSEM permitirá olhar as vocações pernambucanas, os recursos naturais, o capital humano, os avanços, apontando para novas agendas produtivas, que certamente inspirarão políticas públicas inteligentes", salientou a gestora. Lúcia reforçou que o trabalho dialoga com a redução da desigualdade social e a melhoria da qualidade de vida. "Vamos acompanhar de perto esse trabalho que eu tenho certeza que vai gerar bons frutos", completou a secretária.


O secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, informou que o trabalho começa, nesta quarta, com um seminário na sede do órgão, no Recife. "Serão apresentadas as vias de trabalho que vão ser desenvolvidas de agora em diante, e a dinâmica necessária para que essa tarefa prossiga de forma mais integrada e articulada possível. O resultado vai surgir a partir da participação de todos os segmentos da economia ", explicou o titular da pasta, responsável pela atração de investimentos para o Estado.

Para o CEO da CSEM no Brasil, Tiago Maranhão, essa parceria vai proporcionar a integração entre as vocações locais e as ferramentas necessárias para aprimorar o trabalho que vem sendo desenvolvido no Estado. "A visão é a gente trabalhar junto para construir oportunidades", destacou o executivo. Maranhão reforçou que o foco desse estudo é incrementar o desenvolvimento econômico local. "Estamos trabalhando com o que há de melhor em Pernambuco, no Brasil e no mundo", cravou o CEO. Capaz de transformar tecnologia em produtos, a CSEM Brasil dispõe de pesquisadores de renome mundial.

Participaram deste ato o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira; o secretário de Saúde, Iran Costa; o secretário da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Alexandre Valença; o procurador geral do Estado, César Caúla; os deputados estaduais João Eudes, Presbítero Adalto e Aluísio Lessa; o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya; o presidente da Fiepe, Ricardo Essinger; o presidente do Comitê Estratégico de TI da Amcham, Yves Nogueira; e o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação em Pernambuco (Assespro), Ítalo Nogueira.

Texto: Marcela Pimenta | SEI

Crédito das fotos: Roberto Pereira | SEI

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga