Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » Projeto Moto Amiga participa, em Caruaru, de Fórum sobre Segurança e Educação no Trânsito


folha limoeiro 19:28:00 0

O projeto Moto Amiga, que tem como objetivo reduzir o alto índice de acidentes com motos no Brasil, integrou o Fórum de Segurança e Educação no Trânsito, realizado nesta quinta-feira (16), no Auditório do Senai, em Caruaru. O encontro foi promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), em parceria com a IV Geres e o Projeto Moto Amiga/Honda. Durante o fórum, foram apresentados dados alarmantes sobre acidentes com motos.

De acordo com dados do Detran-PE, em 2014, foram 45.916 acidentes de trânsito, desses, 75% foram ocorrências com motos, num total de 34.288. A falta de conhecimento, imperícia e a imprudência são as principais causas desses altos números.

Os participantes também apresentaram as ações que podem reduzir o número de acidentes e as mortes de quem pilota uma moto. Entre essas ações estão o uso de equipamentos de proteção, como capacetes. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o uso correto de capacetes pode reduzir em até 40% o número de mortes e em 70% o número de ferimentos graves.

“É pensando nessas questões que a Honda desenvolve o projeto Moto Amiga, que realiza campanhas educativas e cursos de pilotagem segura. Através dessas ações, poderemos reduzir o número de acidentes e de mortes”, disse Pedro Romero, representante do Moto Amiga no fórum. Para incentivar o uso do equipamento, foram sorteados dois capacetes, doados pela Motorac, entre o público presente.

Além de ações educativas, o projeto Moto Amiga, em convênio com o Detran-PE, também promove cursos de Pilotagem Defensiva para motociclistas, em diversos municípios pernambucanos. Os cursos são ministrados pela equipe de instrutores da Associação Brasileira de Distribuidores Honda (Assohonda), por meio do Núcleo Operacional Assohonda (NOA–II), sob a supervisão da Gerência de Ensino da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE.

Em 2015, 1721 motociclistas realizaram o curso de pilotagem e outros 6917 participaram de palestras educativas, promovidos pelas concessionárias Honda, através do projeto Moto Amiga, em Pernambuco. No interior do Estado, pouco mais de 600 ‘pilotos’ receberam treinamento. Entre esses 304 foram instruídos e ‘reeducados’ em cidades como Ouricuri e Salgueiro, no ano passado.

Neste ano, as concessionárias já instruíram 830 motociclistas em cursos de pilotagem, e outros 1382 participaram das palestras educativas, em cidades como Garanhuns, Paulista, Recife, Salgueiro, Timbaúba e Serra Talhada. “O objetivo é aprofundar os conhecimentos correlatos ao manejo eficaz da motocicleta, em função da legislação de trânsito, bem como incrementar as habilidades de condução adequada por meio de técnicas de pilotagem segura”, diz Guto Alves, coordenador do Núcleo Operacional Assohonda/NE-II.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga