Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » » CAVANI ROSAS MOSTRA CRIAÇÕES PARA O CINEMA EM EXPOSIÇÃO NO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS


folha limoeiro 18:30:00 0


A exposição Cavani Rosas Vai ao Cinema, que começa neste domingo (24 de julho) no Festival de Garanhuns, no interior de Pernambuco, reúne desenhos que o artista plástico Cavani Rosas produziu para os curtas-metragens "Sob a Pele", de Pedro Sotero e Daniel Bandeira, "Deixem Diana em Paz", de Júlio Cavani, e "O Ex-Mágico", de Olímpio Costa e Maurício Nunes.
 
Dos três filmes, "Sob a Pele" é o único que não é animação. Cavani elaborou os desenhos que aparecem tatuados no corpo da personagem interpretada por Rita Carelli. As enigmáticas figuras foram criadas junto com os diretores em esboços feitos sobre papel. Depois, foram aplicadas em uma boneca (um manequim em tamanho humano natural). Antes de filmar as cenas, o próprio Cavani desenhava sobre o corpo da atriz. O curta pode ser assistido, na íntegra, no Vimeo. Os desenhos também foram usados na sequência de abertura, produzida pelo designer Eduardo Padrão em animação digital 3D com elementos fotográficos.
 
"Deixem Diana em Paz" é uma animação totalmente formada por desenhos de Cavani. Ele desenhou a personagem principal em várias posições, além dos cenários, objetos e animais que aparecem na tela. O corpo da personagem é baseado na atriz e figurinista Joana Gatis (presente no elenco de Aquarius), que posou para o artista como modelo-vivo. O filme foi lançado em 2013 no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e em 2016 esteve no Cine Latino, em Toulouse (França). Deby Brennand (diretora do longa-metragem "Danado de Bom") é a produtora do curta.
 
"O Ex-Mágico" será um dos representantes do cinema pernambucano no Festival de Gramado em 2016. Para o curta, Cavani produziu cenários, tanto internos quanto do exterior de prédios e ruas (alguns ambientes são fictícios, outros são baseados em edifícios do Recife). O filme é baseado no conto "O Ex-Mágico da Taberna Minhota", do escritor mineiro Murilo Rubião, cujo centenário é comemorado este ano.
 
Os traços de Cavani combinam um rico e exigente detalhismo (ele costuma colaborar para catálogos científicos de centros de pesquisa de biologia, como a USP e o Instituto Butantã, além de documentar bares e patrimônios históricos arquitetônicos nacionais), sensualidade e uma liberdade de expressão que dialoga com o universo do fantástico.
 
Com 63 anos de idade, Cavani Rosas é um conhecido desenhista, pintor e escultor de Pernambuco. Ele começou a carreira como ilustrador, na década de 1970, quando trabalhou em jornais como Diario de Pernambuco e Folha de São Paulo. Além de apresentar trabalhos em exposições de arte, o artista também produz histórias em quadrinhos. A maioria dos desenhos é feita com canetas de tinta nanquim sobre papel.
 
O Festival de Inverno de Garanhuns é promovido pelo Governo de Pernambuco, que aprovou o projeto da exposição, realizada pela Cattleya Produções.
 
LINKS:
 
Sob a Pele
 
Teaser de Deixem Diana em Paz
 
Teaser de O Ex-Mágico
Cattleya Produções

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga