Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » Paulo Câmara: “Pernambuco alcançou o 1° lugar no Ideb porque contou com um trabalho integrado e consistente”


folha limoeiro 00:39:00 0

Governador recebeu integrantes da Rede Estadual de Educação em ato solene de agradecimento pelos relevantes resultados alcançados pela área

A conquista do primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Médio pela educação pública de Pernambuco - segundo divulgou o Ministério da Educação - revela o esforço promovido pelos diferentes agentes que compõem a Rede Estadual, na busca por um ensino cada vez mais em sintonia com as demandas apresentadas pela sociedade. Esse empenho foi destacado, nesta quarta-feira (14.09), pelo governador Paulo Câmara durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual reuniu executivos, gestores, professores, estudantes e demais profissionais ligados à comunidade escolar para um agradecimento formal pelo trabalho "integrado e consistente", que vem transformando a vida de muitos pernambucanos.  

“Fiz questão de receber todos aqui, hoje, para agradecer e parabenizar a todos aqueles que tanto fizeram e fazem pela educação do nosso Estado. Pernambuco só alcançou o 1° lugar no Ideb porque contou com um trabalho integrado e consistente, que se iniciou, lá atrás, na gestão do ex-governador Eduardo Campos. Nós assumimos esse compromisso de priorizar a educação e dar continuidade a esse trabalho porque sabemos que só a educação pode transformar vidas e garantir um futuro mais próspero para todos”, pontuou Paulo Câmara.

O governador fez questão de destacar ainda que os avanços experimentados até o momento precisam continuar para que o Estado alcance melhores notas no futuro. “O resultado de 3,9 não é a nota que desejamos para os nossos jovens, para os nossos filhos, para as futuras gerações. Temos que continuar avançando e aprimorando esse trabalho que está sendo reconhecido dentro e fora do Brasil, para, quem sabe, chegarmos à nota 10”, completou.


A Rede Estadual vem apresentando uma evolução nos dados do Ideb desde 2007, saindo da 21ª posição até alcançar o primeiro lugar no ranking, em 2015. São registradas também outras conquistas importantes: Pernambuco é o Estado que mais ampliou o resultado para o Ensino Médio desde 2007 e um dos dois que apresentou crescimento no índice em todas as edições do Ideb. É também o Estado que apresenta a menor diferença entre o desempenho da rede privada e estadual. Esta diferença já havia sido de 2,6 pontos Hoje, é de apenas um ponto.

A evolução da educação pública pernambucana também se reflete no fluxo escolar. Pelo terceiro ano consecutivo, Pernambuco é o Estado com o menor índice de abandono escolar no Ensino Médio do Brasil, reduzindo de 3,5, em 2014, para 2,5, em 2015, se tornando a unidade da federação com a escola mais atrativa do Brasil.

Ao destacar os dados e índices conquistados no Ideb, o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio, admitiu seu orgulho pelas metas atingidas. “Pernambuco é o único Estado do Brasil que avançou todos os anos, nos últimos dez anos, nos resultados em educação. E isso é mais um motivo de muito orgulho para todos nós. Agora somos referência. Todo mundo quer saber como um Estado pobre do Nordeste conseguiu esse feito de ter a melhor educação pública do Brasil. Mostramos a todos a nossa força”, ressaltou.

Gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão Submédio do São Francisco, Dilma Marques, confessou sua alegria em participar desse momento que ela considerou como “histórico”. “Eu tenho orgulho de ser pernambucana e dizer que fiz parte dessa trajetória vitoriosa. Esse resultado não tem visibilidade apenas no Ideb, mas, principalmente, no cotidiano das nossas escolas, dos nossos alunos, que vivenciam e compartilham diariamente das boas práticas desenvolvidas”, frisou. Esse mesmo sentimento de pertencimento e orgulho foi compartilhado pelo estudante Rodrigo da Silva, de 17 anos. “Eu já pensei até em estudar em outro Estado para ter um ensino melhor. Hoje, isso não é mais necessário”, comemorou. Rodrigo é aluno da Escola Senador José Ermírio de Moraes, em Itapissuma.

IDEB - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é o principal indicador de educação do Brasil. Divulgado a cada dois anos, ele representa um grande panorama da qualidade da educação no País, avaliando as unidades da Federação em: Ensino Fundamental Anos Finais, Anos Iniciais e Ensino Médio; e nos âmbitos da rede pública, privada, estadual e municipal.


Fotos: Aluísio Moreira/SEI

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga