Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » Primeira edição do Ganhe o Mundo Musical embarca estudantes para o Canadá


folha limoeiro 23:33:00 0


Mais de 170 alunos embarcam, neste sábado (03), para o país Norte-Americano por meio do PGM
Destes, dez estrearam a modalidade Musical do Programa


O governador Paulo Câmara acompanhou, na manhã deste sábado (03.09), mais um embarque da edição 2016 do Programa Ganhe o Mundo (PGM). Desta vez, 171 estudantes de diversos municípios de Pernambuco foram enviados ao Canadá, na América do Norte, para cursar um semestre letivo na modalidade High School. Do total de selecionados, dez vão estrear a 1ª edição do PGM Musical. Nesta modalidade, além das aulas normais, os alunos terão treinamento prático de instrumento e/ou canto, aperfeiçoando seus conhecimentos sobre o universo da música. Amigos e familiares dos jovens estiveram presentes, também, no Aeroporto Internacional Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, para acompanhar o embarque.

“A gente fica sempre muito feliz a cada vez que embarcamos um grupo de jovens para estudar no exterior. Nós sabemos da importância dessa experiência na vida de todos eles, e, consequentemente, das suas famílias. A novidade do Ganhe o Mundo Musical veio para agregar. Ampliamos os horizontes e possibilitamos o aperfeiçoamento de outras áreas de atuação desses jovens no mercado de trabalho”, frisou o governador. Paulo Câmara afirmou, ainda, que “investimentos como esse é que fazem de Pernambuco ser um exemplo, quando se fala em educação, no País”.

Lucas Silva Oliveira, de 17 anos, um dos selecionados do PGM Musical, confessou seu orgulho em representar a Banda Marcial Rotary, do Alto do Pascoal, a qual integra, fora do Brasil. “Me sinto imensamente feliz em poder levar o nosso som, nosso trabalho, para o exterior. Vou me dedicar ao máximo, tanto no estudo da música quanto no inglês, para que eu possa somar bons aprendizados no meu currículo futuramente”, pontuou. Lucas cursa a 3ª série na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Mardônio de Andrade Lima Coelho, localizada na Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife.

O estudante revelou, também, sua paixão pelo trompete. “Passei por vários instrumentos quando entrei para a banda, mas minha paixão é o trompete. Me formei recentemente no curso de iniciação musical pelo Conservatório Pernambucano de Música, e pretendo, quando voltar, fazer uma faculdade na área, me especializar nesse instrumento e seguir carreira artística”, disse. Muito emocionada, sua mãe, a doméstica Mirian da Silva, era só orgulho. “Eu acompanhei de perto a dedicação dele, rezando para que ele fosse selecionado. O coração fica apertado com a saudade, mas é o futuro do meu filho que está em jogo, então, eu estou muito feliz e orgulhosa”, explicou. Junto com os outros nove selecionados da modalidade, Lucas vai estudar na Brandon University, localizada na província de Manitoba.



Para o secretário de Educação, Frederico Amâncio, o Governo de Pernambuco tem se mostrado cada vez mais firme nos compromissos com a educação. “O dia de hoje é especial porque faremos um total de quatro embarques, até o final do dia, somando mais de 170 alunos, que vão poder vivenciar uma experiência maravilhosa no Canadá. É ainda mais especial porque estamos lançando a primeira edição do Ganhe o Mundo Musical. Já contamos, também, com a modalidade Esportiva do Programa, e isso dialoga com os avanços que planejamos para a educação de Pernambuco. Agora, esperamos o retorno promissor desses jovens, que vão poder, com certeza, através do aprendizado adquirido, contribuir para o desenvolvimento do Estado”, destacou o secretário.

PGM - Criado em 2012, o Programa Ganhe o Mundo é uma oportunidade para os estudantes da rede pública estadual de educação fomentarem a aprendizagem em um segundo idioma, por meio da vivência prática em países de língua inglesa e espanhola. De 2012 a 2015, o PGM já embarcou cerca de cinco mil estudantes para países como Argentina, EUA, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália.

PGM MUSICAL - O PGM Musical é fruto de uma parceria com o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e visa o desenvolvimento artístico dos estudantes. Os alunos desta modalidade são dos municípios de São José do Egito, Afogados, Ipubi, Taquaritinga do Norte, Paulista, Ipojuca, Palmares e Recife.


Fotos: Edmar Melo/SEI

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga