Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » Estudantes de Surubim participam de concurso de fotografia sobre esgotamento sanitário


folha limoeiro 15:38:00 0

Por meio da arte, estudantes da rede pública de ensino da cidade Surubim, localizada no Agreste do estado, despertaram a cidadania e o interesse pela corresponsabilidade na conservação do patrimônio público. Cinco escolas estaduais participaram do Primeiro Concurso Estudantil de Fotografias de Surubim, iniciativa promovida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em parceria com a Gerência Regional de Educação Vale do Capibaribe, da Secretaria de Educação de Pernambuco. O trabalho fez parte das atividades socioambientais da obra para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no município, e  buscou envolver as escolas na reflexão sobre as mudanças do saneamento na vida da população. 

A proposta do concurso foi possibilitar mudanças de atitude nos estudantes do Ensino Médio a partir do tema "Esgotamento Sanitário e Mais Qualidade de Vida". Sob a orientação dos técnicos da Concremat/Compesa e professores, os alunos participaram de aulas de campo, além dos muros das escolas, e  fotografaram tanto os problemas decorrentes da ausência de saneamento, quanto a própria obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário.

Em primeiro lugar no concurso venceu Diego da Silva Uchôa, aluno do 1º Ano da Escola Estadual Maria Cecília Barbosa Leal. A segunda colocação ficou com Carolaine Rosinete Coragem Cordeiro, aluna do 3° Ano da Escola Estadual Ana Faustina. A estudante Bruna Vitória Barbosa dos Santos, que cursa o 2° Ano da EREM Natalícia Maria Figueiroa, foi a terceira colocada.

"Esse tipo de ação, além de sensibilizar os jovens sobre a temática do saneamento ambiental, contribui também para a valorização e o reconhecimento, por parte da comunidade, da importância da obra para o desenvolvimento do município e qualidade de vida da população", afirma Antônio Augusto, da Assessoria de Articulação Socioambiental (AAS).

A programação do concurso durou o período de um mês e contou com diversas ações, incluindo uma palestra sobre o novo sistema de esgotamento da Companhia, que foi ministrada por professores e técnicos da equipe Compesa/Concremat. No total, 167 fotografias foram enviadas pelas escolas para serem avaliadas pela Comissão Julgadora. A cerimônia de premiação dos três primeiros colocados foi realizada no dia 10 de outubro, e marcou o encerramento do Concurso Estudantil de Fotografias. O evento aconteceu no auditório da Escola de Referência Severino Farias, uma das instituições de ensino participantes do concurso. 

Todos os estudantes premiados receberam certificado, troféu, medalha e brindes institucionais da Compesa. O primeiro colocado, Diego da Silva Uchôa, ganhou também um passeio educativo - incluindo a participação de toda turma dele - para conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Caruaru.


«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga