Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » » IX Memorial de Xadrez Governador Miguel Arraes reúne enxadristas, neste fim de semana, no Recife


folha limoeiro 09:03:00 0

O torneio vai oferecer R$ 4 mil em premiação e quatro vagas na semifinal II o Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez

Acontece de 21 a 23 de outubro, no Hotel Jangadeiro, no Recife, o IX Memorial de Xadrez Governador Miguel Arraes. Conhecido popularmente entre os participantes como Nordestão, a edição 2016 do torneio classificará quatro enxadristas para a semifinal II do Campeonato Brasileiro Absoluto. Promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), o evento faz parte do calendário da instituição, com registro na Federação Internacional de Xadrez (Fide). Incluída nas comemorações do Centenário de nascimento de Arraes, a competição é uma homenagem ao ex-gestor de Pernambuco, que foi um grande incentivador do esporte. 


Além da vaga na competição nacional, o Nordestão vai disponibilizar R$ 4 mil em prêmios a três categorias distintas. O torneio será disputado pelo Sistema Suíço de Xadrez, em seis rodadas, com 90 minutos para reflexão e 30 segundos de acréscimo por lance (relógio digital), ou duas horas nocaute (relógio analógico).

Arraes disputando uma partida de xadrez na Argelia
O ex-governador Miguel Arraes foi um dos fundadores do Clube de Xadrez de Pernambuco. Além disso, ele criou o Programa Xadrez das Escolas, implantou a biblioteca de Xadrez Cristiano Lira - a maior do País na especialidade -, e ainda instalou o Centro de Formação de Instrutores.

CENTENÁRIO - O ano de 2016 é dedicado às comemorações do Centenário de nascimento do político cearense que conquistou Pernambuco. Exposições, palestras e produções audiovisuais estão promovidas pelo Governo do Estado, Instituto Miguel Arraes e Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ainda foi enviado à Câmara Federal um Projeto de Lei que sugere a inclusão do ex-governador no livro dos "Heróis da Pátria". Arraes foi governador de Pernambuco por três mandatos (1963-1964; 1987-1990; 1995-1999); deputado federal por três vezes e prefeito do Recife. Ele morreu aos 88 anos, em 2005.

Fotos: Divulgação

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga