Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » Paulo Câmara autoriza requalificação da Avenida Rio Branco, no Recife


folha limoeiro 21:06:00 0

Uma cerimônia no Centro do Artesanato, nesta terça, assegurou o início da obra de pedestrianização da via recifense
 
Importante cartão-postal da capital pernambucana e símbolo da integração das pessoas com a cidade, a Avenida Rio Branco, no bairro do Recife, será entregue aos pedestres completamente requalificada. Em uma cerimônia no Centro do Artesanato, nesta terça-feira (11.10), o governador Paulo Câmara autorizou a pedestrianização da via, a partir de um aporte de R$ 4,5 milhões - recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A obra, que será realizada em duas etapas, será concluída em nove meses e consiste na elevação da avenida à altura das calçadas, se estendendo até a Praça do Marco Zero. Ela está inserida em uma série de ações que estão sendo desenvolvidas no bairro, pelo Governo de Pernambuco e pela Prefeitura do Recife. A intenção é ampliar o potencial turístico da região e atrair o cidadão para aproveitar o espaço.  

"A Avenida Rio Branco vai ficar mais atrativa e preservada, como o cartão-postal que é no Recife Antigo. E estando de acordo com o que a gente quer que seja: uma área de lazer e entretenimento. E ainda que as pessoas possam andar com tranquilidade por essa tradicional via", pontuou Paulo Câmara, destacando a importância dessa intervenção para o turismo. "Essa é uma área atrativa para o turista. O Centro do Recife ganhou uma nova paisagem, nos últimos anos, e a gente está reforçando ainda mais agora. A principal avenida do Centro vai ter uma nova forma, em conformidade com o futuro. A via será bem conservada, bem concebida e será um novo polo de atração do turista", frisou. 

A requalificação prevê também a construção de novas calçadas, mantendo a característica original dos desenhos de pedra mineira, embutimento da fiação elétrica e a consolidação da Avenida Rio Branco em um espaço destinado à circulação de pedestres e modais não motorizados. Serão instalados 18 bancos, quiosques e uma banca de revista, que serão geridos pela Prefeitura do Recife. Os materiais utilizados nos equipamentos dialogam com o secular projeto arquitetônico da região e com os conceitos sustentáveis vigentes.

O tráfego de veículos, já bastante consolidado nas ruas Apolo, da Guia, Bom Jesus e Alfredo Lisboa, será mantido, mas com a diferenciação de material e nível de rua, forçando a diminuição da velocidade. Os veículos poderão circular apenas em sentido transversal para cruzá-la. Como a obra será realizada em módulos, no Carnaval, apenas uma parte da Rio Branco estará interditada para a execução. 

O secretário de Planejamento Urbano do Recife, Antônio Alexandre, afirmou que o projeto resgata a capacidade de atração turística da cidade. "A Avenida Rio Branco é fundamental para o Bairro do Recife. Esse será um belo projeto para ser multiplicado em outras áreas da cidade", garantiu. Antônio destacou ainda iniciativas como a ciclofaixa e eventos promovidos pela Prefeitura do Recife para atrair o cidadão para o Centro. "Esse conjunto de ações promove o reencontro com a cidade", afirmou o secretário.

NOVOS INVESTIMENTOS NO TURISMO – Ainda na solenidade realizado no Centro de Artesanato do Estado, o secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, adiantou a conclusão do Plano Diretor Cicloviário de Pernambuco e o início da obra da ciclovia que vai ligar o Recife a Igarassu. O primeiro trecho, que vai unir Recife a Olinda, será iniciado até o final desse mês. "A gente conseguiu tirar do papel, apresentar para o BID e dar o viés turístico para essa via. Ao todo, são 29 quilômetros de ciclovia", adiantou o titular da pasta de turismo. 

Na oportunidade, Felipe também apresentou a nova campanha institucional do Governo do Estado direcionada ao bairro do Recife. Durante todo o mês de novembro será veiculado um vídeo com o cantor Lenine apresentando os atrativos do bairro. A nova campanha será veiculada em TV aberta, cinemas, Internet e rádios. O investimento na ação foi de R$ 1 milhão.
 
Também participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa; o deputado estadual João Eudes; o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões; e representantes do trade turístico do Estado. 

FOTOS: Wagner Ramos/SEI

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga