Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » PM e sociedade civil ainda mais unidas na Mata Norte


folha limoeiro 19:15:00 0

Responsáveis pela Área Integrada de Segurança 11 – AIS 11 – preparam uma grande “rede de informações” nos 16 municípios que formam a região delimitada pelo Pacto pela Vida, na Zona da Mata Norte. A ideia é aproximar a Polícia Militar da sociedade, tornando a população parceira no trabalho de segurança pública, com a criação dos Conselhos Municipais de Segurança. Representantes da Polícia Civil também serão convidados para fortalecer esse movimento no sentido da paz social.

“Planejar o policiamento é uma coisa relativamente fácil”, conta o tenente coronel Rômulo Lamenha, comandante do 2º BPM, principal articulador dos Conselhos. Para ele, muitas vezes o planejamento feito em cima de uma mesa de trabalho pode não representar as necessidades da população: “É preciso ouvir o cidadão para melhor equacionar e direcionar as forças policiais. É fundamental ter a confiança das pessoas para que elas nos passem informações importantes e dessa forma consigamos tirar os criminosos das ruas de forma mais ágil”.

Para materializar essa aproximação entre a PM e a sociedade, os Conselhos Municipais de Segurança vão reunir representantes da sociedade civil, como comerciantes, professores, servidores e outras categorias, com policiais. A proposta é promover reuniões corriqueiras para discutir temas relativos ao combate à criminalidade. Outro instrumento poderoso nessa luta será a criação de um grupo de WhatsApp em cada cidade, para receber denúncias e agilizar a presença dos policiais quando for necessário. E o tenente coronel Lamenha não quer ficar apenas nas áreas urbanas. A ideia é reacender a chama da Patrulha Rural no combate aos homicídios e assaltos, assim como reforçar o trabalho de prevenção, com palestras nas escolas dos distritos mais longínquos.

No próximo dia 27, será realizada na sede do Centro de Treinamento do IPA, em Carpina, uma grande capacitação dos Conselhos Municipais, ministrada pelo capitão Leandro, que tem doutorado e larga experiência na área. A AIS 11 corresponde as cidades de Nazaré da Mata, Carpina, Paudalho, Aliança, Timbaúba, São Vicente Férrer, Vicência, Macaparana, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Tracunhaém, Buenos Aires, Ferreiros, Camutanga, Goiana, Itambé, Condado e Itaquitinga, sendo essas quatro últimas responsabilidade da 3ª CIPM.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga