Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » Carnavalescos se reúnem com Secretário de cultura de Limoeiro para acertar detalhes do Carnaval 2017


folha limoeiro 15:58:00 0




Em reunião no Auditório Cultural Marcos Vilaça, Praça da Bandeira, nesta sexta feira, reuniram-se diversos coordenadores e coordenadoras de agremiações carnavalescas de Limoeiro, junto com o secretário de Lazer, Turismo, Cultura e Juventude, o Maestro Welington. A reunião que começou com 40 minutos de atraso, durou aproximada 1 hora e desenvolveu-se de forma participativa e bem descontraída deixando ao final uma satisfação geral a todos participantes. Esse segmento de cultura em Limoeiro, enfrenta um constante preconceito e ignóbil desprezo de parte significativa da sociedade Limoeirense. 

Por razões que vão além do gosto musical ou cultural, mais provavelmente de ordem de classe social, a cultura popular carnavalesca limoeirense, não tem muitos registros de uma atenção respeitosíssima e familiar por parte das gestões como rendeu-lhe o Secretário Welington nesta reunião. O maestro mostra-se como parte constitutiva deste segmento, e de pronta fala apresenta toda intenção de transparência quanto ao maior dos pleitos das lideranças das agremiações: as vebas. Welington afirma em bom som que os valores de verbas merecidos por cada agremiação presente é bem maior que o que se está em condições, segundo o mesmo, de apresentar no momento. Com algum esforço, junto à Sec de Finanças, fez-se uma atualização monetária da verba de anos anteriores para este 2017. Estiveram presentes na reunião representações de mais de 20 agremiações entre Bois de Caboclinhos, Ursos, Morto-vivos, Escola de Samba e Kalus.

Não temos registros exatos de quantos brincantes desfilam na avenida principal e pelas ruas da cidade, mas arriscamos dar um palpite de mais de 500 (quinhentas) artistas populares estão participando na avenida, além de ao menos mais uma centena nos preparativos. Músicos, atores, bailarinos, maquiladores, figurinistas, cozinheiros, aderecistas, mestres... de certo, é no carnaval, onde vemos a maior quantidade de pessoas defendendo/apresentando a nossa cultura entre todas as festividades coletivas da cidade. E, incrivelmente, é quem fica com a menor verba. 

Pra se ter uma ideia, todo o cachê repassado para mais de 20 agremiações, alcançando mais de 700 pessoas diretamente, não é igual a maior atração da recente festa de S. Sebastião que custeou o cachê de uma dúzia de músicos. Mais, muitas atrações simples, de duas ou três horas de festa do padroeiro católico, irá superar a verba de três dias de carnaval limoeirense. Apesar de ainda haver possibilidade de algum incremento na verba aos grupos carnavalescos limoeirense, é remota essa possibilidade como deixou claro o Secretario Welignton, que a Prefeitura vem trabalhando com orçamento reduzido e apertado. Mesmo que haja algum incremento, estará ainda muito distante ao que cabe o esforço de vivência cultural desses grupos carnavalescos limoeirenses.

Algumas decisões estão tomadas por derradeiras, provavelmente sem mudanças:
* o carnaval será na Avenida Severino Pinheiro
* Durante a tarde haverá atrações diversas e a noite os desfiles das agremiações
* Haverá mescla de categorias por cada dia de apresentação, assim, todo dia haverá Urso, Escola de Samba, Bois de Caboclinhos, etc.
* As apresentações de desfile encerram-se às 00hs
* Meia-hora será o tempo de cada apresentação na avenida

Blocos de arrastão vão ter um momento outro para trabalharem com a Secretaria de Turismo e Lazer e definirem os apoios.
Neste sábado haverá nova rodada de reunião com todo o grupo.

Veja abaixo a opinião de alguns participantes da reunião.





Adilson Mariano - Urso Lapada: Uma reunião proveitosa, superou a tempos passados, pois ouviu a todos.

Inaldo Dionízio (Tadinho) - Urso Drácula: “A reunião foi proveitosa, pois passaram 8 anos e nunca tivemos uma reunião igual a esta de hoje.”

Djair Marcineiro - Escola de Samba: “Não e ainda o que almejamos, mas houve um avanço. Muita transparência do secretário que expõem suas condições bem como nós os carnavalescos expomos as nossas. “

Adilson Lopes - Boi Cara Branca: “Reunião muito proveitosa.  Nos últimos  anos, quado não teve carnaval a gente viu o sofrimento dos foliões, do pessoal da cultura popular. Mas esse ano, não posso dizer que vai ser dos melhores carnavais, mas já deu uma aliviada pois vai ter carnaval! Conseguimos aumentar o cachê e é um estímulo para as agremiações. “

SOBRE A VERBA: “Aumentou um pouco. Não é o que a gente queria mas dá pra incentivar mais.” Representantes e coordenadoras dos grupos Urso Esperança e do Urso da Última hora participaram da reunião.

Matéria e foto por Walter Eudes

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga