Headlines

EDUCAÇÃO E SAÚDE

CÂMARA DE LIMOEIRO

CULTURA POLITICA E REGIÃO


Conheça Limoeiro

» » Espaço para testes rápidos de HIV no carnaval do Recife registra média alta de resultados positivos

Central de serviços de saúde funciona no Bairro do Recife das 18h à meia-noite (Foto: Eduarda Barbosa/G1)

Localizado próximo à Praça do Arsenal, o ponto da Secretaria de Saúde do Recife realiza gratuitamente os testes e orienta os foliões até a terça-feira (28).

A Secretaria de Saúde do Recife tem registrado um aumento no índice de resultados positivos para os testes rápidos de HIV oferecidos na central de serviço de saúde montada na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, para o carnaval. Até o início da noite desta segunda-feira (27), 3,2% dos foliões atendidos no local apresentaram resultado positivo para a presença do vírus HIV. De acordo com a pasta, esse número é alto, pois a média esperada era de 0,6% durante a festa.
"Realizamos até agora 279 testes. E esse número de nove resultados reagentes à soropositividade está em uma média cinco vezes mais alta do que se é esperado para o período [do carnaval]", informou o chefe de setor de HIV/Aids da Secretaria de Saúde do Recife, Alberto de Oliveira.
Funcionando desde a sexta-feira (24), o espaço é destinado para testes rápidos de HIV e conta com uma equipe médica que realiza acompanhamento para entrega dos resultados. "Independentemente se o resultado for positivo ou negativo para HIV, conversamos com os pacientes individual e sigilosamente", explicou Oliveira, destacando que o paciente soropositivo é orientado para buscar unidades médicas especializadas.
Com um maior índice de exames reagentes para o HIV em jovens abaixo de 30 anos, o chefe do setor faz um alerta. "Sempre orientamos a usar o preservativo, isso faz diminuir esse índice", pontuou.


«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga