Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » Pernambuco de Verdade revela saúde precária, falta de remédios, obras paralisadas e crescimento da violência


folha limoeiro 15:49:00 0


Bancada de Oposição na Alepe vai apresentar pedidos de informação ao Governo do Estado e solicitações de audiência pública à Mesa Diretora da Alepe nas áreas de saúde, segurança e obras públicas

As três primeiras visitas do Pernambuco de Verdade revelaram problemas comuns enfrentados pela população do Sertão do Pajeú, Sertão do Moxotó, Agreste Setentrional e Agreste Meridional. Os problemas, que já apareceram nos dois primeiros relatórios da Bancada de Oposição, voltaram a se repetir no documento divulgado nesta segunda-feira (24), após visita realizada na última semana a Garanhuns e cidades vizinhas.

Líder da Bancada, o deputado Silvio Costa Filho (PRB) vai apresentar um pedido de informação sobre a situação da Farmácia do Estado e o abastecimento das farmácias do Lafepe, além de propor a realização de uma audiência pública sobre o tema. “A falta de medicamentos foi um problema já identificado em Serra Talhada, Santa Cruz do Capibaribe e, agora, em Garanhuns, onde a administração municipal se queixa da falta de repasses dos recursos da Farmácia Básica. É preciso que a oferta desses medicamentos seja tratada como prioridade pelo Governo”, cobrou o parlamentar.

Queixa também recorrente nas plenárias do Pernambuco de Verdade, a redução das bolsas do Proupe serão avaliadas pelas deputadas Priscila Krause (DEM) e Teresa Leitão (PT), também através de pedido de informação ao Governo do Estado e possível realização de audiência pública. “É importante lembrar que o programa cumpre o papel de possibilitar o acesso de jovens carentes ao ensino superior”, destacou a Priscila. Presidente da Comissão de Educação e Cultura, a deputada Teresa Leitão pretende levar o debate para o colegiado.

Também já estão programadas audiências públicas para discutir a questão da segurança pública e o Pacto pela Vida, além  da rede pública de saúde e as OSs, ambas na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos.“O Pernambuco de Verdade é um contraponto importante à propaganda do Governo do Estado e servirá como base de informação para subsidiar a atuação dos parlamentares da Oposição”, destacou Silvio Costa Filho.
3 anexos
GARANHUNS

1.                AEROPORTO 

TERMINAL AEROVIÁRIO DE GARANHUNS SE ENCONTRA HOJE SUBUTILIZADO POR FALTA DE UMA MELHOR INFRAESTRUTURA E UM TERMINAL DE PASSAGEIROS. A REQUALIFICAÇÃO DO AERÓDROMO FOI PROMETIDA DESDE 2012, QUANDO FOI LANÇADA A PRIMEIRA LICITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO, CANCELADA MESES DEPOIS. EM 2013, FOI LANÇADA NOVA LICITAÇÃO, CANCELADA NOVAMENTE MESES DEPOIS. PROMESSA DE CAMPANHA DO GOVERNADOR PAULO CÂMARA. NA VISITA REALIZADA PELA BANCADA DE OPOSIÇÃO, NA ÚLTIMA SEMANA, FORAM IDENTIFICADAS DUAS EMPRESAS DE TÁXI AÉREO OPERANDO NO LOCAL. AMBAS SE QUEIXARAM DA FALTA DE MANUTENÇÃO DO AERÓDROMO. UMA EQUIPE TERCEIRIZADA QUE PRESTA SERVIÇOS AO DER FOI FLAGRADA NO LOCAL, MAS SEGUNDO FUNCIONÁRIOS DAS EMPRESAS AÉREAS TINHAM CHEGADO NO LOCAL NO DIA DA VISITA DA OPOSIÇÃO. NO DIA SEGUINTE, VOLTANDO AO LOCAL, NÃO FOI IDENTIFICADO MAIIS NENHUM TRABALHADOR NA ÁREA.

2.               HOSPITAL REGIONAL MESTRE DOMINGUINHOS
PROMETIDO DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL DE 2014, O HOSPITAL REGIONAL MESTRE DOMINGUINHOS NÃO PASSA DE UMA PLACA DESBOTADA PELA AÇÃO DO TEMPO, SOL E CHUVA. ISSO, APESAR DE O GOVERNOR EM SUA PRIMEIRA ENTREVISTA À FRENTE DO EXECUTIVO ESTADUAL TER PROMETIDO QUE ESTE SERIA O PRIMEIRO A SER ENTREGUE À POPULAÇÃO. SEM O NOVO HOSPITAL, CASOS CLASSIFICADOS COMO DE ALTA COMPLEXIDADE PRECISAM SER ENCAMINHADOS A OUTROS POLOS DE SAÚDE. APESAR DE O GOVERNO DO ESTADO GARANTIR QUE O PROJETO PARA O EMPREENDIMENTO ESTAR PRONTO, O PRÓPRIO GOVERNADOR, NO INÍCIO DESTE ANO DE 2017 AFIRMOU QUE A OBRA NÃO SAIRIA ANTES DE 2018. O HOSPITAL REGIONAL MESTRE VITALINO, PORTANTO, SERÁ MAIS UMA NA LISTA DE PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS PELO GOVERNADOR PAULO CÂMARA.


3.     HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA

ÚNICO HOSPITAL DA REGIÃO, RESPONSÁVEL PELO ATENDIMENTO A 30 MUNICÍPIOS, O HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA SE ENCONTRA COM A CAPACIDADE ESGOTADA, ALÉM DE INSTALAÇÕES PRECÁRIAS E EQUIPAMENTOS DETERIORADOS. DESDE A PROMESSA DE CONSTRUÇÃO DO MESTRE DOMINGUINHOS, A EXPECTATIVA É QUE O DOM MOURA SEJA DEDICADO À OBSTETRÍCIA E À ALTA COMPLEXIDADE MÉDICA. DURANTE VISITA DOS PARLAMENTARES À UNIDADE DE SAÚDE FOI CONSTATADA A EXISTÊNCIA DE APENAS UMA AMBULÂNCIA PARA ATENDER O HOSPITAL, ASSIM COMO MUITOS PACIENTES AGUARDANDO ATENDIMENTO NOS CORREDORES E RECLAMANDO DA FALTA DE MÉDICOS. UM MÉDICO OBSTETRA PROCUROU A COMISSÃO DE DEPUTADOS PARA DENUNCIAR AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE ATENDIMENTIO, SOBRETUDO EM SUA ÁREA, E QUE A TRASFERÊNCIA PRA OUTRAS CIDADES IMPLICA EM RISCO PARA SAÚDA DA MÃE E DO BEBÊ, AO MESMO TEMPO EM QUE A UNIDADE REGIONAL NÃO TEM CONDIÇÕES TÉCNICAS PARA PROCEDIMENTOS DE ALTA COMPLEXIDADE. NOS CORREDORES, MÃE DE PACIENTE RECLAMOU TAMBÉM DA ESPERA DE 41 DIAS POR UMA CIRURGIA ORTOPÉDICA, ALÉM DE UMA EQUIPE DE FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS QUE DENUNCIOU O ATRASO DE SEIS MESES NO PAGAMENTO DE SALÁRIOS E DE TEREM SIDO ORBIGADOS A ASSINAR RECIBO DE QUITAÇÃO DO DÉBITO PARA RECEBEREM TRÊS MESES, FICANDO OS OUTROS TRÊS PENDENTES.


4.     FARMÁCIA DO LAFEPE
APESAR DE TER MUDADO DE LOCAL, PARA O EXPRESSO CIDADÃO DE GARANHUS, A FARMÁCIA DO LAFEPE CONTINUA SEM CUMPRIR O SEU PAPEL DE FORNECER MEDICAMENTOS A CUSTOS MAIS BAIXOS PARA A POPULAÇÃO. NA INSPEÇÃO FEITA PELA BANCADA DE OPOSIÇÃO FOI IDENTIFICADA A INEXISTÊNCIA DE ANALGÉSICOS E OUTROS MEDICAMENTOS. NAS PRATELEIRAS APENAS ALGUNS REMÉDIOS PARA CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL, DE UMA TOTAL DE 28 PRESCRIÇÕES PROMETIDAS PELA INSTIUTUIÇÃO. NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE O DESABASTECIMENTO NAS UNIDADES DO LAFEPE, QUE JÁ SERVIRAM DE MODELO PARA O PAÍS, FOI IDENTIFICADO NAS FARMÁCIAS DO LABORATÓRIO FARMECÊUTICO DE PERNAMBUCO. O MESMO ACONTECEU NAS CIDADES DE SERRA TALHADA E SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE, QUE TAMBÉM JÁ FORAM VISITADAS PELA CARAVANA DA OPOSIÇÃO.

5.    IPA

NA SEDE DO IPA, O PERNAMBUCO DE VERDADE IDENTIFICOU UMA SÉRIE DE VIATURAS E EQUIPAMENTOS SUCATEADOS. A DENÚNCIA RECEBIDA PELOS PARLAMENTARES É QUE A ÚNIDADE NÃO VEM DESEMPENHANDO SEU PAPEL DE DAR SUPORTE TÉCNICO AOS AGRICULTORES E PECUARISTAS DA REGIÃO. NEM MESMO A DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES AO PRODUTORES RURAIS VEM SENDO MANTIDA. MAIS GRAVE FOI A IDENTIFICAÇÃO DE MÁQUINAS ENSILADEIRAS, FORNECIDAS PELO GOVERNO FEDERAL, SE DETERIORANDO NOS GALPÕES DA UNIDADE, AO INVÉS DE SEREM DISTRIBUÍDAS ÀS CIDADES PARA AS QUAIS DEVERIAM TER SIDO DESTINADAS. APESAR DE O GOVERNO, POR MEIO DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA GARANTIR QUE AS MÁQUINAS FORAM RECEBIDAS NO ÚLTIMO MÊS DE MARÇO, AS PLACAS DE TOMBAMENTO DO GOVERNO DO ESTADO DATAM DE 2015, O QUE SIGNIFICA DOIS ANOS DE ABANDONO NOS GALPÕES DO INSTITUTO.

6.    ITEPE 


UNIDADE VOLTADA AO PRINCIPAL POLO LEITEIRO DO ESTADO CUMPRE HOJE APENAS A FUNÇÃO DE SUPORTE TÉCNICO AOS PRODUTES DE LATICÍNIOS E DE AULAS DE CAMPO AOS ALUNOS DA UNIVERDIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. OS CURSOS TÉCNICOS VOLTADOS À FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O POLO DE LATICÍNIOS DA REGIÃO FOI SUSPENSO HÁ DOIS ANOS, SOB A ALEGAÇÃO DE SEREM DEMASIADAMENTE CAROS. COM A SUSPENSÃO, AS BOAS INSTALAÇÕES TÉCNICAS DA UNIDADE FICARAM SUBUTILIZADAS, DESASSISTINDO OS PRODUTORES PECUARISTAS DA REGIÃO.

7.    ESCOLA TÉCNICA 


AO MESMO TEMPO EM QUE SUSPENDE NOVAS TURMAS PARA CURSOS TÉCNICOS VOLTADOS AOS PRODUTORES DE LATICÍNIOS DA REGIÇÃO, SOB O ARGUMENTO DO ALTO CUSTO, APESAR DE TODA A INFRAESTRUTURA EXISTENTE, O GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TÉCNICA EM GARANHUNS PARA FORMAR MÃO DE OBRAS PARA AS ATIVIDADES ECONÔMICAS DA REGIÃO. ALÉM DE REVELAR A CONTRADIÇÃO DO GOVERNO, QUE ENCERRA UM CURSO TÉCNICO EM PLENA ATIVIDADE E ANUNCIA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TÉCNICA, A MEDIDA NÃO FOI BEM RECEBIDA PELO PECUARISTAS, UMA VEZ QUE A ESCOLA TÉCNICA SERÁ ERGUIDA NO LOCAL ONDE FUNCIONA O PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE ANIMAIS, DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A REALIZAÇÃO DE FEIRAS E PARA O DESENVOLVIMENTO DO SETOR, A PARTIR DA TROCA DE EXPERIÊNCIA COM OUTROS PRODUTORES DO NORDESTE E DO PAÍS.

8.    FUNASE

APESAR DA RESISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS PRESENTES NA UNIDADE DA FUNASE EM GARANHUS, O GRUPO DE DEPUTADOS DA OPOSIÇÃO CONSEGUIU REALIZAR VISITA ÀS INSTALAÇÕES DO LOCAL, ONDE HOUVE UMA SÉRIE DE REGISTROS DE FUGAS NOS ÚLTIMOS ANOS. FOI ADMITIDA, PELA PRÓPRIA GERÊNCIA DO LOCAL, UMA SUPERLOTAÇÃO DE AO MENOS 30% NO NÚMERO DE JOVENS INTERNOS, ASSIM COMO UM DÉFICIT DE 50% NA QUANTIDADE DE AGENTES EM ATUAÇÃO NA UNIDADE. FORAM IDENFICADOS PROBLEMAS DE MANUTENÇÃO DA INFRAESTRUTURA, MAS AINDA MAIS GRAVE FOI VERIFICAR A OBRA DE CONSTRUÇÃO DA NOVA PORTARIA DO COMPLEXO, QUE DEVERIA CONTRIBUIR PARA REDUZIR A OCORRÊNCIA DE FUGAS, PARALISADA HÁ DOIS. A RETOMADA DA OBRA FOI ANUNCIADA, JUNTO COM UMA SÉRIE DE NOVAS INTERVENÇÕES, QUE INFELIZMENTE NÃO DEVEM FICAR PRONTAS AINDA NA ATUAL GESTÃO DO GOVERNO DO ESTADO. OS PROBLEMAS DE PESSOAL TAMBÉM NÃO POSSUEM PREVISÃO PARA SEREM SOLUCIONADOS.

9.    9º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

MAIOR BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO, RESPONSÁVEL PELO ATENDIMENTO DE 20 CIDADES, O BATALHÃO MONS. ARRUDA CÂMARA FUNCIONA HOJE COM UM DÉFICIT DE 248 POLICIAIS. POR CAUSA DESSE DÉFICIT, TRÊS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NÃO DISPÕEM DE EQUIPES FÍSICAS, DEPENDO DAS UNIDADES VOLANTES CRIADAS PELO COMANDANTE DO BATALHÃO. NÃO CONTAM COM UM ÚNICO POLICIAL AS CIDADES DE PARANATAMA, TEREZINHA E PALMEIRINA COMO EM TODO O ESTADO, O AGRESTE MERIDIONAL VEM REGISTRANDO AUMENTO CONSECUTIVOS NOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA, COMO ALTA NO NÚMERO DE CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO E DE HOMICÍDIOS. GARANHUNS, POR EXEMPLO, ALCANÇOU 40% DE TODOS OS CASOS REGISTRADOS NO ANO DE 2016. 

NOVAS DENÚNCIAS

DURANTE AS VISTAS E OS ENCONTROS COM A POPULAÇÃO NO AGRESTE MERIDIONAL, NA CÂMARA DE VEREADORES DE GARANHUS, FORAM IDENTIFICADAS UMA SÉRIE DE NOVOS PROBLEMAS E DEMANDAS DA POPULAÇÃO, QUE SERÃO AVALIADAS PELA EQUIPE TÉCNICA DA BANCADA DE OPOSIÇÃO:
· REDUÇÃO DE BOLSA DO PROUPE PARA OS ESTUDANTES DA AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS, DENUNCIADA PELOS ESTUDANTES DA UNIDADE E PELA DIREÇÃO DA INSTITUIÇÃO.

· DÍVIDA DE R$ 1 MILHÃO E ATRASO NOS REPASSES DO FARMÁCIA BÁSICA PELO GOVERNO DO ESTADO PARA A ADMINISTRAÇÃO MUNICÍPIO, ALÉM DE DÉBITO E DÍVIDA TAMBEM DE R$ 1 MILHÃO RELATIVOS AO SAMU.

·  ATRASO NOS REPASSES DE RECURSOS DO FEM PARA CONSTRUÇÃO DO CAMPO DE FUTEBOL DO PARQUE MUNICPAL EUCLIDES DOURADO, ORÇADO EM R$ 582 MIL.

· ATRASO NA IMPLANTAÇÃO DA SEGUNDA ETAPA DO SISTEMA PRODUTOR DE CAJUEIRO, QUE PREVÊ A CONSTRUÇÃO DE UMA ADUTORA, ESTAÇÃO ELEVATÓRIA E A BARRAGEM DE CAJUEIRO.

·  POPULAÇÃO DE JUCATI REIVINDICA, EM CARÁTER EMERGENCIAL, A COMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA ADUTOR A PARTIR DA ETA DE GARANHUNS, COM 31 KM DE EXTENSÃO. QUANDO CONCLUÍDA BENEFICIARÁ CERCA DE 13 MIL PESSOAS. INTERVENÇÃO TEM CUSTO ESTIMADO DE R$ 6 MILHÕES.

· MORADORES DE JUPI COBRAM PROMESSA FEITA PELO GOVERNADOR PAULO CÂMARA DE CONSTRUÇÃO DE SISTEMA DE ABASTECIMENTO PARA O MUNICÍPIO. EDITAL FOI LANÇADO EM FEVEREIRO PELO GOVERNO DO ESTADO, DEPOIS DE TRÊS ANOS DE ESPERA. OBRA ESTÁ ORÇADA EM R$ 630 MIL.

· REQUALIFICAÇÃO DA PE-177, QUE LIGA GARANHUS A CANHOTINHO, É REIVINDICAÇÃO DA POPULAÇÃO DA REGIÃO. ASFALTO DETERIORADO E FALTA DE SINALIZAÇÃO SÃO APONTADOS COMO CAUSAS DE MUITOS ACIDENTES NA RODOVIA.

· MUITO IMPORTANTE PARA A REGIÃO, A PE-218 É OUTRA ESTRADA QUE APESENTA ASFALTO DETERIORADO E FALTA DE SINALIZAÇÃO. POPULAÇÃOA COBRA INTERVENÇÕES URGENTES NUM TRECHO DE 50 KM DE EXTENSÃO ENTRE AS CIDADES DE GARAHUNS, BREJÃO, TEREZINHA E BOM CONSELHO.

· CONSTRUÇÃO DE 727 UNIDADES HABITACIONAIS NO MUNICÍPIO DE CORRENTES. HABITAÇÕES, AINDA PREVISTAS NA OPERAÇÃO RECONSTRUÇÃO APÓS AS ENCHENTES DE 2010, ESTÃO ATRASADAS E SEM PREVISÃO DE ENTREGA.
  

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga