Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » CBF define novo critério para participação na Copa do Nordeste já a partir ano que vem. Veja como Ficou!


folha limoeiro 20:44:00 0



Após acerto entre Confederação Brasileira de Futebol, Liga do Nordeste e Federações estaduais envolvidas, a Diretoria de Competições da entidade máxima do futebol nacional definiu, na noite desta terça-feira (09), novo critério de participação na Copa do Nordeste, a ser implantado já em 2018.

Para a competição do próximo ano, a CBF realizará uma Fase Preliminar, que está prevista para acontecer nos dias 24 e 31 de maio de 2017 e contará com a participarão dos seis vice-campeões dos seguintes estados: Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Maranhão, Sergipe e Piauí, além dos terceiros colocados dos Campeonatos Pernambucano e Baiano deste ano.

Dos oito clubes que irão disputar a fase preliminar da Copa do Nordeste em 2017, quatro se classificarão para a competição do próximo ano. Assim, a Primeira Fase do certame regional será formada pelos nove campeões estaduais de 2017 da Região Nordeste, pelos vice-campeões das três Federações melhores ranqueadas no RNF (Ranking Nacional de Federações) de 2017 (Pernambuco, Bahia e Ceará) e pelos quatro clubes oriundos da Fase Preliminar.

Dez clubes já estão garantidos na competição do próximo ano: ABC, CRB, Botafogo-PB, Ceará, Confiança e Vitória, que foram campeões estaduais; Sport e Salgueiro, que disputam a final do Pernambucano e, consequentemente, serão campeão e vice; Bahia, vice no Baiano; e Ferroviário, vice no Cearense. Os outros dois clubes que vão direto para a fase de grupos são o campeão do Maranhense - Cordino e Moto Club disputam o título da competição, que está paralisada, por conta de uma ação judicial do Sampaio Corrêa - e o campeão do Piauiense - o Parnahyba está na final esperando River-PI ou Altos como adversário.

Para a seletiva, já estão definidos cinco dos oito times que vão disputar o pré-Nordestão: Globo FC, CSA, Treze e Itabaiana - que foram vices em seus estados -, além do Fluminense de Feira, terceiro colocado na Bahia. Os outros três serão os vice-campeões do Piauí (Parnahyba, River-PI ou Altos) e do Maranhão (Cordino/Sampaio Corrêa ou Moto Club), além do terceiro colocado de Pernambuco (Santa Cruz ou Náutico).

Para 2019, uma mudança importante: as vagas para a fase preliminar deixarão de ser oferecidas pelos estaduais e passarão para os clubes melhor ranqueados dentro de cada estado.

A Copa do Nordeste, principal competição regional do Brasil, voltou a ser disputada em 2013 com 16 equipes de sete estados da região. A partir de 2015, o torneio passou a incluir representantes de Piauí e Maranhão, contando com 20 clubes. Reduzir o número de participantes e favorecer os clubes melhor ranqueados é uma tentativa de atrair mais atenção à competição e aumentar o público nos estádios.

Como foi o formato em 2017?
- 20 clubes
- Campeões e vice-campeões dos nove estados participam
- Terceiros colocados dos estaduais da Bahia e Pernambuco também entram

Como ficará em 2018?
- 16 clubes
- Nove campeões de cada estado
- Vice-campeões da Bahia, Pernambuco e Ceará
- As outras quatro vagas serão disputadas no pré-Nordestão, mata-mata que terá: seis vice-campeões (MA, PI, RN, PB, AL e SE) mais os terceiros colocados dos estaduais da BA e PE.

Como ficará em 2019?
- 16 clubes
- Nove campeões de cada estado
- O melhor clube da BA, PE e CE no ranking nacional
- Pré-Nordestão, mata-mata, com o melhor ranqueado do MA, PI, RN, PB, AL e SE, além de mais um clube da BA e PE também do ranking.


FONTE: TRIBUNA DO NORTE

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga