Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » DOMINGO NA ARENA SERÁ EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


folha limoeiro 17:57:00 0




NO DIA 04/06, PÚBLICO TERÁ EXIBIÇÃO DE CARROS ELÉTRICOS, APRESENTAÇÃO DE PEÇA TEATRAL, DISTRIBUIÇÃO DE LAMPADAS DE LED, BRINDES E PALESTRA SOBRE ANIMAIS SILVESTRES

São Lourenço da Mata, 31 de maio de 2017 – O dia mundial do meio ambiente é dia 05/06. Por isso, o Domingo na Arena terá um lançamento especial no próximo dia 04/06: o lançamento do Arena Verde! Tal projeto ratifica diversas características e ações permitem que a Arena de Pernambuco seja considerada uma “Arena Verde”, tais como o aproveitamento da água da chuva, reuso de efluente, sistema de automação predial, favorecimento da iluminação e ventilação naturais, usina de energia solar para atender parte da demanda energética, além de doações de mudas e adoção de coleta seletiva.

As iniciativas do Arena Verde atendem à Política Estadual de Meio Ambiente, que tem por finalidade promover a melhoria e garantir a qualidade do meio ambiente no Estado de Pernambuco, visando ao desenvolvimento sustentável mediante a racionalização do uso dos recursos ambientais, da preservação e recuperação do meio ambiente e do controle da poluição e da degradação ambiental.

O Domingo na Arena Verde terá diversas apresentações e atividades interativas para o público, com atrações sobre eficiência energética, economia de água, proteção a fauna e flora, entre outros, trazendo conceitos de proteção ambiental e experiências de sustentabilidade para os pernambucanos. De maquetes digitais até exposição de carros elétricos.

Entre as principais atrações, o público terá o uma palestra sobre animais silvestres e exóticos com o professor e biólogo André Maia, da Trilogiabio.  O público poderá ver de perto animais como furão, cobras, coruja e mais. O Trilogia Bio é um projeto de conscientização ambiental que mistura aprendizagem, diversão e descobertas, e que tem como objetivo ensinar o respeito pela natureza. De maneira didática e inclusiva, a palestra é de fácil entendimento, envolvendo crianças e adultos, tendo a interação com os animais como grande atrativo. 

E quem disse que carros não podem ser sinônimo de sustentabilidade? o Domingo na Arena Verde terá uma exposição de carros elétricos. Iniciativa dos carros elétrico visam promover a mobilidade urbana sustentável através de uma rede de compartilhamento de carros elétricos. O projeto dos carros elétricos é uma parceria do Porto Digital, polo de tecnologia de Pernambuco, com a empresa Serttel, e as secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

As exposições não serão apenas de carros: parceiras da Arena de Pernambuco, a Compesa e a BRK Ambiental apresentarão seus trabalhos, desenvolvidos no Programa Cidade Saneada, através de um instrumental lúdico do Programa Olho Vivo, ação que orienta o público acerca do descarte correto do óleo de cozinha, considerado um grande vilão da rede coletora de esgoto. Por meio de estudos na rede coletora de esgoto, são determinados locais prioritários para a realização das ações do Olho Vivo, como forma de mitigar os danos e levar um conhecimento mais amplo à população.

Outras atrações serão a exposição da maquete digital - entretenimento com o público através de jogos - além de uma apresentação especial: a BRK Ambiental estreará a “Saga de Zé do Cano contra os vilões do esgoto”. O espetáculo vai misturar literatura de cordel e música para conscientizar as crianças e suas famílias através da arte. A escritora e contadora de histórias Mariane Bigio, acompanhada de sua irmã, a musicista Milla Bigio, narra a história de Zé do Cano, um herói híbrido - um cano com semblante de gente, que enfrenta os vilões capazes de destruir a rede de esgoto. No espetáculo, o público aprende a forma correta para o descarte desses materiais através das rimas do cordel e das paródias musicais. O Arena Verde contará, em parceria com a Celpe, com uma oficina interativa de eficiência energética, com maquete digital e caixa mágica, sensibilizando crianças e adultos sobre a importância de usar a energia elétrica com segurança e eficiência.

TROCA DE LÂMPADAS

A população também terá uma grande oportunidade ajudar o meio ambiente: as pessoas poderão trocar suas lâmpadas incandescentes ou halógenas por lâmpadas LED! Para efetuar a troca, o usuário precisará trazer, além das lâmpadas (de no mínimo 40w), sua conta de luz original, de tipo residencial, do mês anterior (maio de 2017), e apresentá-la no processo. Serão trocadas até 05 lâmpadas por conta/contrato, sendo um contrato por pessoa. As lâmpadas de LED proporcionam até 80% de economia de energia em comparação com as soluções de iluminação tradicionais e requerem o mínimo de manutenção devido à vida útil extremamente longa. A vida útil é muito superior as suas equivalentes incandescentes ou fluorescentes. Para completar, possuem a garantia de um desempenho de iluminação excelente e confiável devido a mais moderna tecnologia empregada.

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE MEIO AMBIENTE DA SEMAS E CPRH

As atrações não param por aí: a criançada ainda terá encenação do esquete teatral da CPRH: “Árvore e eu com isso”, projeto de comunicação educação ambiental da CPRH que vem sendo encenada desde 2007 em teatros e escolas do Estado. Texto autoral de Franci Palhano e Direção da Pé de Arte Oficina de Criação, a peça traz um texto flexível, que se adapta ao espaço (no formato esquete) e ao tema principal de abordagem, como água ou florestas. A peça conta a história de um menino que se preocupa com a água dos rios, antes limpa e melhor aproveitada por todos, com o desaparecimento de áreas de florestas e com a diminuição da ocorrência de animais. O texto enfatiza que o questionamento egoísta "e eu com isso?" não pode ser realidade nos dias de hoje e incentiva o cuidado coletivo com o planeta.

DOAÇÕES

O Domingo na Arena Verde também será polo de recolhimento de doações para as pessoas que foram atingidas pelas fortes chutas em Pernambuco. Roupas, água e alimentos não perecíveis são os principais produtos a serem doados. 

PROGRAMAÇÃO DO PALCO – DOMINGO NA ARENA VERDE – 04/06/17 – 9h às 17h

- 09h30-10h30: TrilogiaBio
- 10h30-11h30: Os Vilões do Esgoto (Teatro)
- 12h-14h: Show Infantil
- 14h30-15h30: Árvores e eu com isso (Teatro)
- 15h30-17h: Zumba

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga