Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » OAB Pernambuco criará selo ambiental e protocolo de sustentabilidade


folha limoeiro 20:36:00 0

Em um gesto que reforça a sua preocupação com a sociedade na qual está inserida e a busca pelo equilíbrio entre a atuação humana e a proteção ambiental, a OAB Pernambuco está elaborando um protocolo próprio de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços. Ele será aplicado na sede da Seccional e nas 25 Subseções em funcionamento no estado.

Como parte da iniciativa, haverá ainda a instituição de um Selo que será concedido às sociedades advocatícias, melhorando a eficiência e reduzindo o impacto ambiental gerado por elas nas suas atividades. “A criação do Selo OAB Ambiental pretende incentivar e disseminar o desenvolvimento e a implantação de boas práticas de responsabilidade ambiental na OAB Pernambuco e nos mais de mil escritórios de advocacia existentes no estado. Também queremos sensibilizar e capacitar os operadores jurídicos em relação à gestão socioambiental e o Selo chancelará aqueles que aderirem à proposta e cumprirem o compromisso firmado”, explicou o presidente da Ordem no estado, Ronnie Preuss Duarte.

De acordo com o gestor, na primeira etapa, a OAB-PE aplicará as práticas e depois as
colocará como modelo para a iniciativa privada. “Estamos elaborando um calendário com ações, prazos de execução e metas a serem atingidas, levantando custos e estudando a viabilidade técnica e operacional de algumas medidas. Depois procuraremos os escritórios para incentivar a adesão à agenda ambiental. Nosso Selo será uma certificação devidamente auditada e com potencial de replicabilidade para toda a sociedade civil”, acrescentou.

A redução de resíduos sólidos e a utilização de produtos que causem menos danos ao meio ambiente estão entre os objetivos a serem buscados pela OAB-PE com a novidade. Para isso, de maneira estratégica, a Ordem deverá adotar medidas como implantação de coleta seletiva, eliminação do uso de copos descartáveis por parte de funcionários e aquisição de papel certificado para a impressão de documentos e cópias, entre outras ações.

A entidade também analisa a destinação de material reciclável a cooperativas legalizadas, instalação de sensores de presença para diminuição no consumo de energia elétrica, elaboração de programa contra desperdício de recursos, capacitação dos corpos gerencial e funcional e realização de parcerias com entidades do setor ambiental. A nova sede da OAB Pernambuco, atualmente em fase de conclusão, já obedecerá ao novo padrão de diretrizes em construção.

Mais - A criação do Selo OAB Ambiental e do protocolo de boas práticas de sustentabilidade foi anunciada pelo presidente Ronnie Duarte em recente reunião com a Comissão de Meio Ambiente da entidade. Na ocasião, também ficou decidida a instalação de uma Subcomissão exclusiva para estruturar a padronização das condutas. O comitê será formado pelos advogados Cristiano Carrilho Silveira de Medeiros (presidente), Daniel Pernambucano de Melo (vice-presidente) e Gabriel Fernandes Angelo (secretário).

-- 
Equipe de Comunicação da OAB-PE

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga