Headlines

EDUCAÇÃO E SAÚDE

CÂMARA DE LIMOEIRO

CULTURA POLITICA E REGIÃO


» » MACHADOS COMEMOROU SEUS 54 ANOS DE EMANICIPAÇÃO

Fotos e Videos: Jair Ferreira

Nesta quarta feira (20), a cidade de Machados está festejando seu 54º aniversario de emancipação política. 


Logo cedo aconteceu uma girândola da alvorada em seguida foi celebrada uma missa em seguida foi ateado fogo na maior girândola rasteira do mundo, e os Bacamarteiros fizeram a festa com seus bacamartes e muito tiros. Uma Balde de pólvora de 20 litros foi usada pelos barcamateiros.

O Prefeito Argemiro Pimentel, fez uma caminhada com o deputado Federal Danilo Cabral (PSB) e o Dep. Estadual Valdemar Borges onde participou das comemorações do aniversario da cidade. Às 12 horas mais uma girândola e em seguida o desfile dos novos veículos da Guarda Municipal, uma picape DUSTER OROCH e duas motos Honda NXR 160 BROS, noite foi à inauguração da Iluminação e ornamentação Natalina e shows artísticos e culturais e com sanfoneiro e poeta Amazam.

Dr. Marcio Pimentel conta a historia de Machados.
Machados esta situado em terras do antigo Engenho Bom Destino, que pertencia ao município de Bom Jardim. Pela proximidade ao Engenho Machado (propriedade de uma família de mesmo nome), o município recebeu o nome Machados. O marco zero localiza-se onde atualmente está edificada a Igreja Evangélica Congregacional. A primeira casa, construída por Manoel João Rodrigues do Nascimento, no ano de 1890 e, lhe serviu de residência e ponto comercial. Tal fato despertou a atenção de outras pessoas, que começaram a construir novas casas, iniciando, assim, a Vila Machados. A partir de sua fundação o povoado cresce e é elevado a categoria de vila. Em 10 de outubro de 1917 realiza-se a primeira feira livre, que resistindo às pressões de alguns políticos da região, foi se firmando e atraindo a atenção dos comerciantes das comunidades vizinhas, que aqui instalavam suas barracas a fim de comercializarem seus produtos.

- Lei Estadual 4994, de 20 de dezembro de 1963, Art. 1º:
Fica criado o município de Machados, desmembrado do município de Bom Jardim, cuja sede será a do atual distrito de mesmo nome, que será elevado à categoria de cidade.

- Decreto-lei Estadual nº 61, de 5 de agosto de 1969, Art. 7º:
Ficam transformados em termos, das comarcas a que pertencem, os seguintes distritos: ... 25 - Machados.


E o hino do Município de Machados é de autoria de um limoeirense: Maestro Pedro Mateus de Lucena (Maestro Pepê)





















































«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga