Headlines

EDUCAÇÃO E SAÚDE

CÂMARA DE LIMOEIRO

CULTURA POLITICA E REGIÃO


» » XV Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis resulta em 15 propostas de ação



Foi realizado nesta sexta-feira, 15, o XV Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis, composta por 24 municípios, pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, e pelo Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social – Nusp da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A reunião ocorreu no auditório da Agência, e teve como temática central uma reflexão sobre “Os 10 anos de andamento do projeto”. Os debates foram moderados pela coordenadora da Rede no Estado, Célia Trindade. Quinze propostas foram sugeridas como próximas ações a serem desenvolvidas em 2018.

O objetivo do encontro foi o de integrar e promover a troca de experiências entre os representantes dos municípios que compõem a Rede, presentes ao evento entre eles : Barra de Guabiraba, Garanhuns, Limoeiro, Olinda e São Joaquim do Monte. A abertura foi realizada pelo diretor executivo de Apoio à Gestão Regional e Metropolitana da Agência Condepe/Fidem, Luciano Pinto, que representou o presidente da entidade, Bruno Lisboa, onde ressaltou que a Rede é um mecanismo para melhorar a qualidade de vida das comunidades "a partir do que há de bom, valorizando o poder do grupo através da criatividade e do talento de cada pessoa. Este projeto pode ser ampliado e se estender para mais municípios".

Em seguida, a coordenadora do Núcleo de Saúde Pública - NUSP/ UFPE, Socorro Freire, apresentou o tema : Avaliando 2017/Pensando em 2018. Já a Diretora de Articulação e de Apoio ao Desenvolvimento Regional da Agência Condepe/Fidem, Graça Tavares, falou sobre a trajetória e as Perspectivas da Rede. Ao término do evento, os participantes puderam sugerir encaminhamentos para as próximas atividades, onde foram propostos:  encontro de prefeitos da rede; promover evento da Rede em Sairé/Limoeiro, sobre a segurança alimentar; agendar ums reunião de integração/nivelamento com gestores municipais (secretários, coordenadores) em Garanhuns; promover uma reunião entre o Nusp e a Agência Condepe/Fidem sobre o Plano de Ação de Comunicação; mobilizar roda de negócios e curadoria para a Fenearte. 
      
DEZ ANOS DA REDE -  Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis é desenvolvida em parceria entre a Agência Condepe/Fidem e o Nusp/UFPE,  e tem a proposta de promover uma maior interação nos municípios e entre eles, abrindo espaço para a ação, conjunta, integrada, da população com o poder público local, tendo como pilares a intersetorialidade e o capital social. A rede foi criada no ano de 2007, sendo resultado do Projeto Municípios Saudáveis no Nordeste do Brasil (PMSNB) (2003- 2007). Pesquisas avaliativas realizadas sobre os resultados das ações do projeto e seus mecanismos de implantação, contribuíram para a reflexão sobre suas práticas de promoção da saúde e a importância no programa de formação contínua – curso de Formação de Promotorede Municípios Saudáveis. Desde a criação, a Rede apoia os municípios na formulação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida numa visão de saúde positiva, na busca do bem viver nas cidades, territórios e comunidades.

Fazem parte da Rede os municípios de Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Bonito, Camocim de São Félix, Chã Grande, Cumaru, Garanhuns, Goiana, Jurema, Itaquitinga, Limoeiro, Maraial, Olinda, Palmares, Pesqueira, Pombos, Sairé, Salgueiro, São Joaquim do Monte, São Vicente Férrer e Timbaúba.


«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga