Headlines

EDUCAÇÃO E SAÚDE

CÂMARA DE LIMOEIRO

CULTURA POLITICA E REGIÃO


» » 2018 será o ano dos idosos diz Secretaria e coordenadora do PIM e CCI Limoeiro


Foto :Internet

No iniciou da semana Carnavalesca, o Centro de Convivência de Idosos (CCI) acolheu seus usuários com muitas Frevo Canção e frevo legitimamente pernambucano. A Prefeitura de Limoeiro, através coordenadora do CCI a senhora  Genilda Arruda, bem como a  secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, dona Cristiane Barbosa, anunciaram uma série de iniciativos para o ano vigente para os idosos.

Inicialmente era de apenas  dois dias na semana, as atividades físicas agora passarão ser  três vezes na semana.  Nas terças, quartas e quintas feiras. Além dos exercícios físicos, o centro realizar também oficinas de teatro, música e pintura de tecido com os idosos que freqüentam o CCI.
A novidade será a implantação de uma “horta feliz” além serão em parceria com as Secretarias de Educação e Esportes e de Saúde e Curto ,médio e longo prazo.

“É uma satisfação enorme trabalhar com os idosos. A gente percebe que são pessoas que precisam de afeto e de amor. Nós os acolhemos com muito carinho. Oferecemos café da manhã, almoço e diversas atividades. É muito gratificante essa confiança que eles passam para a gente”, disse Genilda Arruda.
Por sua vez, apartir do dia 19/02, a coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa Idosa, Eduarda Kariny, e a coordenadora do Programa Idoso em Movimento (PIM), Gilda Arruda, informam que os idosos dos 14 núcleos que compõem o PIM passarão, em breve, por um recadastramento.
 No novo sistema constaram dados como nome completo, apelido, idade, familiares, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), foto para identificação e tipos de alergias (se possuir). Esta ação, cujo objetivo é promover uma vida mais saudável à terceira idade.

Para o recadastramento, é necessário portar RG, comprovante de residência e, caso possua, alguma documentação a qual comprove que a pessoa é beneficiária de algum programa social federal, estadual ou municipal. O CCI fica na Cohab Velha e atende de segunda a sexta, a partir das 7h.

As avaliações, serão feitas no posto do Programa de Saúde da Família (PSF) mais próximo de suas residências, os idosos saberão os exercícios mais adequados para que eles possam praticarem.
“Essa avaliação é importante principalmente para aqueles que recentemente apresentaram o quadro de febre Chikungunya. Estamos conhecendo as necessidades dos idosos para melhor atendê-los”, disse  Cristiane Barbosa.

No planejamento para o ano de 2018 será dado continuidade às atividades de valorização às pessoas idosas que já estavam sendo realizadas pela gestão. "Começamos o ano inovando com um bloco de Rua feito pelos próprios idosos participantes do programa chamado “Prazer de Viver”, nome eleito por eles, e com uma excursão para o Carnaval de Bezerros, onde poderão desfilar.

Atualmente, o PIM e o CCI juntos contam mais de 800 idosos participando das atividades.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga