Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » Semana Pre-Carnavalesca e Os dias de Momo em Limoeiro esta sendo bem movimentados


folha limoeiro 21:29:00 0

Montagens: JSF Produçoes


Apesar de muita gente ter ido viajar para o litoral pernambucano como é de costume, há vários anos acreditamos que foi resgatando parte da Cultura Carnavalesca de Limoeiro. E nos arriscamos a dizer que menos pessoas viajaram para as praias; alguns até viajaram mais voltaram mais cedo para prestigiar a programação colocada para população pela PML(Prefeitura Municipal de Limoeiro).

 Percebemos menos pessoas viajando, apesar de ainda ser um numero um tanto auto do êxodo urbano para o litoral neste período de momo, mais que é perceptível uma diminuição deste numero apesar de pequeno mais já é um avanço. Percebemos um aumento de pessoas que ficaram no município e prestigiaram os Blocos e a programação realizada pela prefeitura.

Inclusive parabenizamos pela organização das apresentações das agremiações e visível a melhoria com a mudança da Avenida Severino Pinheiro para o pátio Toinho de Limoeiro (Pátio da Feira). No novo local, as agremiações podem fazer suas evoluções sem interferência do publico, em virtude do gradeado colocado separando o publico no momento das apresentações, e deixando assim mais visível ao publico e mais a vontade as apresentações das agremiações.

A semana pré-carnavalesca foi uma semana marcada por grandes públicos em Limoeiro, cheia de muitas atrações que arrastaram multidões pelas principais ruas e avenidas de Limoeiro. Primeiro foi o  do Mel em seguida, o Baile Municipal e o bloco da Amizade  que arregimentou uma multidão desde a sua concentração até a  Avenida Severino Pinheiro; com a apresentação especial de dois trios elétricos, um com a Banda Só Zueira e Ronaldo Moraes e a atração especial em outro Tiro Elba Ramalho, que como sempre foi um Show a parte.

Em seguida vieram os blocos Calú Mulher, As catraias, Ana do véu, Bloco dos Garis, Mandacaru na Folia, Ponto certo na Folia, entre outros blocos. O interessante é que o prefeito João Luiz (PSB), para cada Bloco usou uma fantasia diferentes, fez questão de participar de todos inclusive o bloco dos Garis recebeu a visita do pré-candidato a Dep. Federal pelo PSB, canditado apresentado pelo prefeito nas proximais eleições gerais o filho de Eduardo Campos “João Campos”.

No sábado (10) o Bloco dos Garis foi acompanhado pelos trios elétricos e Banda Luará e a Banda Pinguin que mais uma vez arrastaram uma multidão de foliões por toda a Rua da Alegria até a apoteose do Carnaval de Limoeirense montada no pátio da feira, onde as Bandas Luará e da Banda Pingüim fizeram os foliões continuarem se divertindo e dançando com muito frevo, axé e musicas de ritmos de maracatus e caboclinho ritmos puramente Nordestinos em especial o frevo pernambucano. O Ponto alto até o momento da festa tem sido o comportamento do publico onde tem Mantido a ordem e a tranqüilidade pelos foliões, está indo ao pátio de evento apenas para se divertirem.

No domingo de carnaval (11) as festividades de momo tiveram inicio com as tradições limoeirenses, hoje temos uma forte cultura no Carnaval com os caboclinhos, assim como Bezerros tem os papangus. Mais no passado Limoeiro era conhecido pelas troças o Morto carregando o vivo e o Clube das Calus de seu Manoel Boi. Posteriormente a nossa cultura foi crescendo e acredito que nossas agremiações de Boi e caboclinhos têm representado nosso Carnaval fortemente no estado, afinal hoje tem nos representado nos desfiles e campeonato de Pernambuco na Capital Pernambucana.

No pátio da feira Os limoeirenses dançaram muito maracatu e Samba carioca com as Bandas Maracatu Tigre, Madiba Groove (Samba), Alex Ribeiro que veio exclusivamente do Rio de Janeiro para o pátio Toino de Limoeiro fazer a festa da Galera com muito samba. Ainda na noite de sábado, as agremiações fizeram suas evoluções a se iniciar como falei antes com o Morto Carregando o Vivo, Urso Esperança, Uso Pé de Lã. Urso Drácula Urso Lapada até Urso da Última Hora teve o Urso Peludinho.

Em seguida foi à vez de muito brilho cores e muitas plumas e lindas evoluções dos nossos Bis e Caboclinhos, primeiro foi o Boi Esperança seguido do Boi Garantido, Boi Pintado, Boi Carinhoso e um dos mais antigos de Limoeiro o Boi Leão. Os demais bois como Caras Branca, Pavão Misterioso são uns dos mais esperados suas apresentações pelas belezas impar que tem carregado durante os carnavais anteriores já que são Limoeiro no Carnal da Capital pernambucana inclusive os Bois Cara Branca e Pavão já trouxeram títulos nas suas respectivas categorias para Limoeiro.

Um parabéns especial pra a PMPPE-(Policia Militar de Pernambuco0 GMV (Guarda Municipal Civil) e a PC (Policia Civil) que tem mantido a Hordem os festejos de momos e dando a segurança necessária aos limoeirenses. segundo informações amanha acontecerá a disputa entre os Bois e Caboclinhos isso há muitos anos deixou de existir esta competição entre as agremiações.


Fotos: Wilker Matos e Eduarda Santana 
























«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga