Headlines

EDUCAÇÃO E SAÚDE

CÂMARA DE LIMOEIRO

CULTURA POLITICA E REGIÃO


» » Condepe/Fidem e SecMulher têm interface de informações referentes a gênero no Estado


A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem promoveu,  na última quarta-feira, 7, um ciclo de palestras sobre a temática “A mulher no mercado de trabalho e as estatísticas da criminalidade”. O evento foi realizado no auditório da entidade, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Foram ministradas três palestras: duas por representantes da Secretaria Estadual da Mulher e outra pela própria Agência Condepe/Fidem. Também foi apresentado o vídeo da campanha de enfrentamento da violência contra a mulher, produzido pelo Governo do Estado.
A diretora de Planejamento Territorial e Metropolitano da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, representando o presidente Bruno Lisboa, realizou a abertura da atividade que reuniu cerca de 30 servidores. Ela falou sobre a importância de se promover o debate sobre temáticas que visam a minimizar as discriminações e produzir estes indicadores. “Os indicadores vêm proporcionar informações sobre a temática e reafirmar a importância de se manter uma agenda pública permanente que coloca a igualdade de gênero como eixo de formulação de políticas públicas no estado”, destacou a diretora.
A primeira palestra do dia foi proferida pela ouvidora da SecMulher, Sileide Oliveira. Ela mostrou um balanço estatístico sobre a violência contra a mulher 2016-2017 em Pernambuco. O relatório em destaque mostrou que em, 2017, houve 316 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) contra a Mulher em Pernambuco, um aumento de 12,5 % comparado a 2016. Já o mês com menor número de registros de CVLI-M no estado foi junho – com 18 casos, por sua vez, o mês com maior número de registros foi dezembro com 38 registros.
A ouvidora destacou as ações que a secretaria vem realizando para reduzir os índices que violência contra a mulher inclusive de forma preventiva. Sileide Oliveira destacou os números para denúncia dos casos de violência: 190 Mulher e da própria Ouvidoria da SecMulher 0800.281.8187.
A coordenadora de Trabalho e Renda da SecMulher Carolina Malincônico falou sobre a Contextualização: mulher e mercado de Trabalho. Ela apresentou dados estatísticos baseados em dados do Relatório do Ipea, Mulheres e Trabalho (2004-2014).
A coordenadora destacou o perfil das mulheres que não estão inseridas no mundo do trabalho e a importância de qualificar e inserir este segmento no mercado ativo, para que estejam em igualdade com os homens. Os dados apresentados mostram que os homens continuam ganhando mais do que as mulheres (R$1.831,00 contra R$1.288,00 em 2014). Um dos carros-chefe da SecMulher, o Chapéu de Palha Mulher tem a função de inclusão social e produtiva de mulheres, principalmente no interior.
A palestra de fechamento foi ministrada pelo gerente geral de Estudos e Pesquisas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Silva, que tratou sobre os números da violência contra a mulher em Pernambuco. Os dados também trataram dos CVLI – Mulher, porém de forma mais detalhada com dados de todas as Regiões de Desenvolvimento (RDs), sendo a Região Metropolitana do Recife a que aponta os índices mais altos com relação à violência contra a mulher. “Foi importante esta reflexão sobre estas estatísticas, neste dia simbólico da mulher, e saber que o Governo do Estado criou uma estrutura voltada para buscar transformar para melhor esta realidade deste segmento social”, refletiu o gerente.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga