Headlines

EDUCAÇÃO E SAÚDE

CÂMARA DE LIMOEIRO

CULTURA POLITICA E REGIÃO


» » Agentes de combate às endemias de Limoeiro recebem novo fardamento




Nesta sexta-feira (4), a Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria de Saúde e da Vigilância Ambiental, promoveu um café da manhã, onde foram entregues aos agentes de combate às endemias da Princesa do Capibaribe os novos fardamentos de trabalho. Cada servidor ganhou um kit com duas camisas, duas calças, duas camisas com proteção UVA (raios ultravioleta), chapéu com abas de proteção e calçados de segurança. O evento, que aconteceu na sede da Vigilância Ambiental de Limoeiro que também contemplou a celebração ao Dia do Trabalhador e a recepção à nova secretária de Saúde do nosso município, Karla Torres.

Sobre o combate às endemias

Os agentes de endemias são responsaveis pelo controle e prevenção de doenças endêmicas, dentre as quais estão a Doença de Chagas, Esquistossomose, Leishmaniose, Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela, entre outras. Nesse sentido, cabe à categoria a eliminação de vetores como mosquitos e barbeiros.

Juntamente com o apoio supervisionado, estes profissionais têm múltiplas funções e desempenham atividades como prevenção à raiva canina, manutenção em casos de epizootia (ou seja, doenças que se disseminam em uma comunidade animal), aplicação de inseticidas em diversas frentes de trabalho e atuação em pontos estratégicos, sendo esta operação obrigatória a cada quinzena em todos os municípios do Brasil.

Também fazem parte da rotina destes funcionários de Saúde a aplicação de UBV, mais conhecido "fumacê", e a coleta de amostras de água para análise e de material para estudos parasitológicos.


Crédito da foto: Cedida pela Vigilância Ambiental


«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply