Headlines

EDUCAÇÃO E SAÚDE

CÂMARA DE LIMOEIRO

CULTURA POLITICA E REGIÃO


» » Balanço Movimento Maio Amarelo 2018



O Governo de Pernambuco, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, promoveu durante todo o mês de Maio, no Recife, Região Metropolitana do Recife – RMR, e Interior do Estado, ações do Movimento Maio Amarelo sob o slogan “Nós somos o trânsito”, com foco no condutor do amanhã e teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para os cuidados que deverão ter ao conduzir veículos, discutindo exaustivamente a segurança e o respeito no trânsito.
O Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, esteve hoje (06), no Sest Senat de Caruaru, onde apresentou o balanço do movimento, que aconteceu de 1º à 31 de maio. Durante esse período, a Coordenação de Educação para o Trânsito do Órgão promoveu ações para estimular os motoristas, pedestres e ciclistas a refletir sobre o respeito ao trânsito e, consequentemente, a vida.
Ele falou da mobilização que a Autarquia de trânsito fez junto à sociedade em prol da educação e da conscientização no trânsito. Para tanto foram firmadas parcerias com empresas públicas e privadas, principais setores que compõem a estrutura de trânsito e transportes do Estado, as Secretarias das Cidades, Saúde e Educação. “Totalizando 130 PARCEIROS em ações educativas, esquetes com a Turma do Fom Fom em escolas e empresas públicas e privadas, blitzes educativas, ações na faixa de pedestre, palestras em empresas privadas, ações nos shoppings em respeito às vagas especiais, ações em terminais integrados de passageiros, ação religiosa em igreja voltada para as mães, ações nos bares a noite, ação voltada para cinto de segurança”.
A abertura aconteceu no Parque da Jaqueira, com o lançamento do CD “Cantando a Cidadania no Trânsito”, contendo 07 faixas com músicas interpretadas pelos cantores Luciano Magno, André Rio, Cristina Amaral, Geraldinho Lins, Nena Queiroga, e participação do rapper Zé Brown, onde é ensinando cidadania e estimulando o comportamento seguro no trânsito para crianças e adolescentes, o qual servirá de instrumento de trabalho dos professores em sala de aula. O CD está disponível para download no site do DETRAN-PE. Já o Teatro de fantoches da Turma do Fom Fom, manipulados pelos próprios arte-educadores, cada um com seu personagem, fizeram esquetes interagindo com as crianças.
Além disso, foi realizada blitz educativa voltada para o uso do cinto de segurança no banco de trás, numa parceria inédita com a 99 e os 5 mil motoristas do App. Eles receberão um kit contendo: capa para o encosto de cabeça com frase alertando a necessidade do uso do cinto de segurança no banco de trás, carta do Detran contendo os perigos pelo não uso do cinto e alertando qual a infração que está sendo cometida, e fitinhas amarelas para colocar no retrovisor do carro em adesão a Campanha do Maio Amarelo, kit com agua para os passageiros, saco de lixo automotivo e outros.
Ainda com App99, aconteceu um ciclo de palestras com a finalidade de atingir cerca de 2000 motoristas cadastrados no aplicativo, ao longo de todo o ano. As palestras tiveram início no dia 08 de maio, na sede da 99, com turmas de 30 alunos, manha e tarde, e o tema abordado foi Segurança no Trânsito e Direção Defensiva, ministradas por analistas de transito do DETRAN-PE. Os condutores receberam certificados do Detran contendo a foto do motorista que deverá ser plastificada e colocada no veiculo.
Durante o mês de maio foram repetidas todas as ações desenvolvidas durante o ano, condensando-se de forma a realizar mais de 100 ações em parceria com órgãos e empresas: 21 ações promovidas com os Professores Amigos do Trânsito; 12 Ações em Escolas; 25 Municípios envolvidos; 3 Federações, 19Instituições/Órgãos Públicos; 3 ONGs, 13 Empresas Privada/EPP 34 BARES RECIFE/OLINDA.
O Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, foi lançado em 2014.  É uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.



«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply