Headlines

EDUCAÇÃO E SAÚDE

CÂMARA DE LIMOEIRO

CULTURA POLITICA E REGIÃO


Conheça Limoeiro

» » Fernandes Salsa realiza curso sobre atendimento à vítima de queimadura

Capacitação serão ministrada pelo chefe da unidade de queimados do HR 

Nos últimos meses, o Hospital da Restauração (HR) tem recebido pacientes queimados ao cozinhar com álcool em substituição ao gás de cozinha. Muitos desses pacientes, que vivem no interior do Estado e possuem quadro grave, precisam ser estabilizados em algum serviço de saúde antes de ser encaminhados para a unidade. Pensando em capacitar os profissionais da II Gerência Regional de Saúde (Geres), o Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS), situado em Limoeiro, no Agreste, realizará na próxima segunda-feira (11.06) o Curso de normatização de atendimento ao paciente queimado. O treinamento será ministrado pelo médico Marcos Barreto, chefe do setor de queimados do HR, referência estadual na área. 

Dividida em quatro módulos (manhã e tarde), a capacitação preencheu o número total de vagas em apenas dois dias de inscrições. "Com o aumento da procura por atendimento para vítimas de queimaduras e a proximidade do São João, percebemos a necessidade de treinar os nossos profissionais que lidam diretamente na assistência. É crucial para a recuperação desses pacientes um tratamento inicial adequado", pontua a diretora do Fernandes Salsa, Elisabete Almeida. O curso é voltado para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. 

Na programação do treinamento, conteúdos relacionados à avaliação e cuidados iniciais ao paciente queimado; cuidados com as vias aéreas e inalação; choque e reposição volêmica; queimaduras pediátricas; principais cuidados com as queimaduras; queimaduras elétricas; queimaduras químicas; e triagem e encaminhamentos das vítimas. "Os profissionais envolvidos na assistência ao paciente queimado precisam seguir um protocolo específico. É importante que eles tenham acesso a esse conhecimento para entender corretamente o funcionamento dessa estrutura", reforça Marcos Barreto. 

Com capacidade de realizar mais de seis mil atendimentos por mês, o Hospital Regional José Fernandes Salsa, atende à população de cerca de 30 municípios da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Casos até média complexidade são atendidos no hospital, que conta com médicos de várias especialidades, como clínica médica, cirurgia geral, obstetrícia, pediatria, traumato-ortopedia e odontologia.



Secretaria Estadual de Saúde - PE
Superintendência de Comunicação
(81) 3184.0065 / 99488.2688

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply