Headlines

EDUCAÇÃO E SAÚDE

CÂMARA DE LIMOEIRO

CULTURA POLITICA E REGIÃO


Conheça Limoeiro

» » COMEÇOU HOJE (12), O 23º FESTIVAL DE DANÇA DO RECIFE




A programação, oferecida pela Prefeitura do Recife, levará mais de 17 espetáculos internacionais, nacionais e locais, além de oficinas e até uma competição de hip hop, para teatros e espaços públicos da cidade. Só neste fim de semana, serão cinco espetáculos e duas mostras de coreografias

Já estão aquecidas as panturrilhas e acelerados os corações. Começa amanhã (12), a 23º edição do Festival de Dança do Recife, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. A programação contará com 17 espetáculos locais, nacionais e até internacionais, a maioria inédita na cidade, além de mostras de dança, debates e oficinas gratuitas. Só neste fim de semana, serão cinco espetáculos e duas mostras de coreografias.

Nesta sexta-feira, o Festival faz sua estreia no Teatro de Santa Isabel, às 20h, com o Espetáculo Dança de Brinquedo, da Cia Mário Nascimento, de Belo Horizonte. Com duração de 50 minutos, o espetáculo explora o duplo sentido cultural do conceito de brinquedo, também utilizado pelos mestres da cultura popular para definir suas agremiações. O elenco conta com sete bailarinos: Dalton Wallison, Eliatrice Gichewski, Fábio Costa, Gabriel Silva, Jorge Ferreira, Ludmilla Ferrara e  Mariana Chalfum. Direção, coreografia e trilha sonora são de Rosa Antuña. A luz leva a assinatura de Mário Nascimento. O Figurino é da Cia MN. E a produção geral, de Herivelto Campos.

No sábado (13), o Festival de Dança do Recife irá se espalhar pela cidade, oferecendo três espetáculos. Às 19h, tem mostra de coreografias no Teatro de Santa Isabel, com participação de mais de 10 atrações, entre grupos e bailarinos locais e internacionais.

Também às 19h, a Cia Mário Nascimento se apresenta novamente, levando o espetáculo de dança contemporânea ZHU para o palco do Teatro Luiz Mendonça. Batizado com um vocábulo chinês que significa bambu, o espetáculo trata resistência e flexibilidade, qualidades e possibilidades de movimento experimentadas pela dança. O próprio Mário Nascimento assina direção, coreografia e figurino, assistido por Rosa Antuña. No elenco estão: Dalton Wallison, Eliatrice Gischewiski, Fábio Costa, Jorge Ferreira, Ludmilla Ferrara, Mariana Chalfum, Mário Nascimento e Rosa Antuña. A trilha sonora é de Fábio Cardia. A criação de luz, de Mário Nascimento e Sidnei Honório. A produção geral é de Herivelto Campos.
Às 21h15, o Coletivo CASA 4 apresenta o espetáculo Salão, no Teatro Barreto Júnior. Primeira criação do grupo baiano, o espetáculo propõe uma reflexão sobre os estereótipos de gênero que tradicionalmente envolvem as danças de salão e excluem outras possibilidades de dançar a dois. A direção é de Leandro de Oliveira, com assistência de Bárbara Barbará. Os intérpretes e criadores são: Alisson George, Guilherme Fraga, Jônatas Raine e Marcelo Galvão, com o bailarino convidado Ruan Wills. O figurino é de Diego Solon. Cenário e fotografia são de Davi Celuque. A iluminação, de Leonardo Santos e o designer é Diego Moreno. Marcelo Galvão assina a produção.
No domingo (14), às 19h, o Teatro de Santa Isabel recebe mais uma mostra de coreografias. Às 18h, a Debris Company, da Eslováquia, apresenta o espetáculo WOW, no Teatro Luiz Mendonça. Às 21h, a bailarina pernambucana Patrícia Pina Cruz apresenta o solo Z.I.G.O.T.O, que trata da opressão de gênero. O roteiro é da própria Patrícia. A direção, de Black Escobar. A iluminação é assinada por Cleison Ramos e produção, de Bárbara Aguiar.

Os espetáculos custam R$ 10 e R$ 5 (meia). Os imgressos serão vendidos na bilheteria de cada teatro. A programação do 23º Festival de Dança do Recife continua até o próximo dia 21. 

OFICINAS E DEBATES – A programação contará também com discussões e oficinas, para que conhecimentos e vivências de dança se multipliquem e desdobrem numa coreografia de muitos corpos. Serão 10 oficinas, sobre jazz, dança de salão, sapateado, dança contemporânea, dança clássica, dança do ventre, hip hop e dança folclórica, de 15 a 19 de agosto, em várias partes da cidade, com inscrições gratuitas, para iniciados e iniciados. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: servicosdedancafccr@gmail.com. Informações: (81) 3355-3137.

 23º FESTIVAL DE DANÇA DO RECIFE
De 12 a 21 de outubro


«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply