Headlines

EDUCAÇÃO E SAÚDE

CÂMARA DE LIMOEIRO

CULTURA POLITICA E REGIÃO


Conheça Limoeiro

» » Odontólogos são autorizados a manipularem preenchedores faciais para fins estéticos

Uma coisa é certa, a beleza facial nunca esteve tão em alta como agora. Cada vez mais, homens e mulheres com menos de 30 anos tem procurado tratamentos estéticos para melhorar a aparência facial.  Pra se ter uma ideia, o preenchimento com ácido hialurônico e aplicação de toxina botulínica, o famoso Botox, estão entre os procedimentos mais procurados em clínicas de dermatologia, estética e, agora, em clínicas odontológicas.

Nesta última semana, por meio de uma ação civil, foi autorizada a atuação de odontologistas em procedimentos estéticos que manipulem o uso de toxina botulínica e de preenchedores faciais, dando ao Conselho Federal de Odontologia a tarefa de fiscalizar o trabalho do profissional. De acordo com o odontólogo da Clínica Foco, Francisco Solano, muita gente confunde e acha que os dois procedimentos trazem o mesmo resultado, mas o Botox é voltado para o tratamento de rugas e o ácido hialurônico para repor o volume.

“Quando o Botox é aplicado por injeção, em quantidades muito pequenas, em um músculo facial específico, apenas o impulso que orienta este músculo será bloqueado, causando o relaxamento local. Deste modo, a toxina botulínica atua como um bloqueio da musculatura subjacente das linhas indesejadas”, explica. Por isso, o Botox é indicado para amenizar linhas de expressão e rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que são causadas por movimentos repetidos do músculo.

Um dos tipos mais conhecidos para a aplicação do Botox são os ‘pés de galinhas’, linhas que aparecem ao apertar os olhos. As linhas verticais entre as sobrancelhas, linhas horizontais na testa e nas bandas do músculo platisma, conhecido como pescoço de peru, também estão entre as mais procuradas.

Quando se falava na aplicação de Botox para a estética, o “chique” era mostrar que tinha feito o tratamento. Atualmente, o bonito é um ar natural, em que as pessoas não sabem se o paciente fez ou não o Botox. Outra aplicação do produto diz respeito à correção de assimetrias faciais. Nesses casos, o produto pode ser combinado com o ácido hialurônico para obter um resultado mais natural. “O tratamento individual é essencial, porque a anatomia é diferente, a forma de contrair um músculo é diferente”, comenta Solano.

Mas, quando se fala na aplicação exclusiva do ácido hialurônico se fala de preenchimento cutâneo. Uma técnica empregada para correção de sulcos, rugas e cicatrizes, por meio da injeção de substâncias sob a área da pele a ser tratada, elevando-a e, assim, diminuindo sua profundidade. Um dos principais objetivos dos preenchedores é repor o volume da face, melhorar seus contornos e formas. Indicado para preencher rugas e sulcos que geralmente são resultado da perda óssea e pela atrofia dos compartimentos de gordura. “Cabe destacar que o preenchimento é um procedimento muito seguro porque ele é feito de ácido hialurônico, substância existente no corpo humano e é absorvido pelo organismo”, relata. 

Além das duas substâncias utilizadas na estética facial, uma técnica que vem ganhando o gosto dos vaidosos é o Fio de Sustentação, ou fios de Polidioxanona, um procedimento que veio para acabar com a flacidez facial. Indicado para eliminar o temido bigode chinês, levanta as maças do rosto, devolve o contorno natural da face e pescoço, eliminando a terrível papada e ainda estimula a produção de colágeno.

O procedimento começa com demarcações no rosto e pescoço do paciente onde os fios são inseridos separadamente em cada região com o auxílio de uma agulha. Em seguida, o profissional faz todo o reposicionamento dos tecidos faciais. “Os fios de sustentação PDO não causam danos ao nosso organismo e são absorvidos ao longo do tempo, eles ainda estimulam a produção de colágeno nas regiões onde são inseridos, mantendo o paciente com uma aparência jovem por mais tempo”, explica.

Clinica Foco – Formação Continuada em Odontologia
Onde: Rua Dr. Napoleão Laureano, 259, Madalena, CEP: 50720-020
Fone: (81) 3125 5233

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply