Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » PARABENS MINHA QUERIDA LIMOEIRO A PRINCESA DO CAPIBARIBE


folha limoeiro 21:57:00 0








Hoje a Princesa do Capibaribe Completa 124 Anos e nosso Blog folha de limoeiro presta a sua homenagem a começar, contando um pedaçinho de nossa historia.

O território que atualmente é ocupado pela cidade compreendia uma Sesmaria onde existia um aldeamento de índios. Pelos anos de 1730 e 1740, o Padre Ponciano Coelho era o missionário encarregado da catequese desses índios.
Coronel Chico Heráclio
Sabe-se que em 1711, antes, portanto, do Padre Ponciano Coelho, que é de 1730 / 1740, dirigiu o aldeamento os Padres Manuel dos Santos e João Duarte do Sacramento, ambos pertenciam à Congregação do Oratório ou da Madre de Deus. A história Eclesiástica de Pernambuco dá a eles a fundação do aldeamento.
O Padre Ponciano cujos trabalhos principais foram à reforma da igrejinha que, toda de palha, teve suas paredes de taipa coberta de telhas. Devoto de Nossa Senhora da Apresentação a tornou padroeira da Paróquia.
Pela Carta Régia de 16 de junho de 1786, Limoeiro tornou-se Distrito, 26 anos depois se tornou Vila. Pela Lei Municipal nº 2, de 19 de dezembro de 1892, Limoeiro passou a ser cidade.
Só em 6 de abril de 1893 Limoeiro tornou-se município autônomo, data da sua Emancipação Política. Teve como primeiro prefeito o Coronel Antônio José Pestana, o primeiro juiz o Dr. Firmino Monteiro e o primeiro vigário o Pe. Bartolomeu Monteiro da Rocha.
João Ataíde e Aníbal Veras Patrimônio de Limoeiro

"Limoeiro terra amada pedaço do meu Brasil tu vives na minha alma cheia de encantos mil." trecho do hino de Limoeiro escrito por Dr.Barbosa, e que todo Limoeirense que ama essa terra sofrida e querida, quer dizer hoje.
Que gostaria de prestar esta homenagem a Princesinha do Capibaribe a cidade leva em todos os cantos do País sua fama de homens "valentes e destemidos" fama herdada por conta de um Homem, que sempre lutou para que tudo fosse para o bem de Limoeiro, por isso e conhecido como um de seu mais ilustre cidadão o Coronel Chico Heráclito que deixou um legado para seus conterrâneos a fama e sua histórias que são lembradas até hoje.

Nestes 124 anos de emancipação muitas pessoas ilustres que hoje são lembrados pelos seus nomes em praças escolas Colégios e ruas de Limoeiro.
Neste dia 06 de Abril, uma minoria tem muita coisa ruim a mostrar pelo mundo a fora afinal estamos numa democracia, mais nos que fazemos a folha de limoeiro queremos mostrar as belezas de limoeiro, fazendo assim nossa homenagem aos 124 anos da princesa do Capibaribe.
PARABENS MINHA QUERIDA LIMOEIRO A “PRINCESA DO CAPIBARIBE”


Adicionar legenda








Família Ataíde Patrimônio Histórico de Limoeiro e um Exemplo a ser seguido


«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga