Select Menu
Select Menu
Image and video hosting by TinyPic

Noticias de ultima horas

Cidade

Noticias da Região

EDUCAÇÃO E SAUDE

CULTURA E ESPORTE

Mundo e Brasil

Estado

Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO

» » Festival do Livro do Litoral Sul marca calendário cultural do Ipojuca e movimenta mais de R$ 2 milhões


folha limoeiro 23:07:00 0

A primeira edição da feira, que contou com grandes nomes da televisão brasileira, também gerou 850 empregos diretos e indiretos

Após cinco dias de palestras, workshops, lançamentos de livros, apresentações culturais, contação de histórias, oficinas e shows, a 1ª edição do Festival do Livro do Litoral Sul, em Ipojuca, chega ao fim neste domingo (29). O encerramento ficou a cargo da Orquestra Criança Cidadã, projeto social que conta com a participação de jovens músicos do Recife, Ipojuca e Igarassu. Antes do concerto, o jornalista Francisco José lançou o livro 40 Anos no Ar e bateu um papo descontraído com a plateia sobre as experiências que viveu durante a carreira como repórter especial premiado, autor de reportagens que marcaram a história da televisão brasileira.

Outro destaque do último dia de atividades da feira, que aconteceu no Clube Municipal do Ipojuca, foi a sexóloga Laura Muller, que lotou o palco principal quando autografou o seu novo livro Sexo para adultos. Durante os cinco dias de evento, milhares de pessoas acompanharam, uma programação variada, que atendeu aos gostos de todas as faixas etárias desde crianças ao público adulto. As crianças puderam se divertir e dançar ao som da banda Tio Bruninho, ouvir histórias do universo infanto-juvenil e participar de oficinas recreativas e os professores conferiram os ensinamentos do educador Celso Antunes e participaram de palestras acerca do mundo didático.

“Estamos muito satisfeitos com a feira e, principalmente, com a participação do público e com a qualidade dos palestrantes, que fizeram com que este evento, que agora integra o calendário da região, fosse um sucesso. Ultrapassou todas as nossas expectativas, pois houve um engajamento muito grande dos que trabalharam para que tudo corresse da melhor forma” comemora o diretor de feiras da Andelivros, Alventino Lima. O organizador ainda destaca que o festival gerou 250 empregos diretos e cerca de 600 indiretos, além de ter uma movimentação financeira de R$ 2 milhões.

Realizado pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros) e com o apoio da Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação do município, o Festival do Livro do Litoral Sul contou com 60 estandes e mais de 100 editoras e distribuidoras representadas. “Este evento promove a democratização do acesso à leitura e valorização dos profissionais, já que contamos com o envolvimento de todos da Secretaria de Educação do Ipojuca, e também oferecemos bônus para a compra de livros. Esta iniciativa será desmembrada em outras versões”, explica o secretário de Educação do município, Norberto Júnior.

A primeira edição do evento, com o tema “minha terra, minha gente!”, prestou homenagem aos escritores Everalda de Assis e Roberto de Queiroz e à educadora Amara Consuelo Lemos, importantes nomes da educação na cidade. Um dos diferencias do evento foi o espaço concedido aos artistas locais, que puderam lançar livros e realizar suas apresentações culturais nos palcos interno e externo. Além disso, na solenidade de abertura do festival, foi lançado o manifesto da Academia Ipojucana de Letras (AIL), primeiro passo para a sua criação.

“Demos visibilidade aos escritores de Ipojuca, que tanto se preocupam em produzir bons conteúdos, mas muitas vezes não tem espaço para mostrar os seus trabalhos. A Academia Ipojucana de Letras é um importante passo para o município e o festival faz parte desta história”, finalizou o secretário de Educação. A jornalista radical Carol Barcellos, o escritor Raimundo Carrero, o cantor Nando Cordel e o repórter Francisco José foram alguns dos grandes nomes nacionais que fizeram parte da programação da feira.


Creditos das fotos
Célia Sales - Rafaella Barbosa/Andelivros
Nando Cordel - Rafaella Barbosa/Andelivros
Carol Barcellos - Lucas Figueiredo/Andelivros

Assessoria de Imprensa Mia Comunicação:
Janaína Lima –  janaina@miacomunicacao.com.br

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga